Atenas, a capital grega, é uma das mais antigas cidades de todo o mundo e a mais moderna da Grécia. Apesar da forte crise econômica que atravessa desde 2008, os gregos não pararam de viver, não se enclausuraram, não ficaram em casa lamentando a vida! Vá preparado: Atenas e a própria Grécia têm um ritmo único, um jeito particular, um ar clássico, erudito e moderno ao mesmo tempo. Dos mais de 11 milhões de pessoas que moram na Grécia, quase 6 milhões vivem na caótica capital grega. Motivo mais do que suficiente para conhecer a Acrópole (com o Partenon), o bairro boêmio Plaka, o Museu Arqueológico Grego e cair fora com destino às ilhas. E é nestas ilhas encantadoras do mar mediterrâneo que está a verdadeira alma grega! O mar de um azul profundo, único no mundo, a mitologia, as praias de sonho e as ilhas badaladíssimas transformam a Grécia num dos mais cobiçados destinos do planeta especialmente para casais em lua de mel. Sim, a terra dos deuses sempre foi e continua sendo objeto de desejo de todos.
A Grécia sempre foi conhecida como o berço da democracia, da tolerância, dos valores humanos fundamentais e, com ou sem crise, todas estas características permanecem por lá... Bem, eu sou suspeito para falar da Grécia, afinal, sou brasileiro filho de gregos e grande parte de minha família mora em Atenas. Portanto quando quiser dicas personalizadas sobre a terra dos Deuses do Olimpo fique à vontade para me mandar um e-mail. Terei o maior prazer de falar sobre os segredos de Hellas (Grécia em grego).
Curiosidade: Hellas, Grécia em grego, significa, ao pé da letra, azeitona!
Aproveite a Grécia, ou como dizem os gregos, "Yássas"!
Ir à Grécia e não visitar a Acrópole é como ir ao Rio de Janeiro e não conhecer o Pão de Açucar. Acrópole significa "cidade construída no alto, na beira". Trave o primeiro contato com os Deuses gregos neste local sagrado, que representa o espírito helênico até hoje. A Acrópole grega é famosa pelo magnífico Partenon, erguido em homenagem à deusa Atena ou Athina (daí a origem do nome). Mais do que falar sobre ela, você tem que ver, sentir, tocar.
Dica 1: No alto verão europeu (julho a agosto), quando as temperaturas passam facilmente dos 38, 40 graus, vá pela manhã, até porque a subida é feita a pé! Sob um sol de rachar, principalmente com crianças ou pessoas mais velhas, o passeio pode se tornar inesquecível...
Dica 2: Leve protetor solar e procure usar um boné ou chapéu. Sapatos confortáveis são essenciais!
Serviço: Abre sete dias por semana. Entrada: 12 euros (inteira).
Há vários museus arqueológicos em Atenas que merecem a visita. Desde o Museu Arqueológico Nacional de Atenas, um dos maiores e mais importantes, até o novíssimo Museu da Acrópole de Atenas, inaugurado no final de 2009.
Dica: programe-se para visitar estes museus nos períodos mais quentes do dia, especialmente se for verão na Grécia. Um bom ar condicionado quando os termômetros passam dos 40 graus é salvador...
O bairro boêmio da Plaka é um dos mais bonitos, interessantes e, até certo ponto, autênticos de Atenas. Dezenas de restaurantes (a grande maioria turísticos) espalham-se pelas ruas aos pés da Acrópole, no centro da capital grega. Reserve um dia inteiro para conhecer melhor, passear, fazer compras, enfim, se perder por lá. Se ainda tiver pique, assista a um show típico de Bouzoukia à noite.
Dica:Evite os restaurantes que são, na maioria, ruins e muito caros.
Serviço: Plaka, bairro boêmio grego aos pés da Acropole.
Ande pelas ruas estreitas, multicoloridas e barulhentas do Mercado Central de Atenas e sinta-se um local. Não qualquer um, mas um discípulo dos grandes mestres da filosofia! Neste mercadão, conhecido como "Ágora" (compra em grego), Sócrates, Aristóteles e Platão davam aulas ao ar livre. Sim, continua no mesmo local de milhares de anos embora tudo tenha mudado bastante. Mas imaginar não custa nada, não é mesmo? Então aproveite e perambule pelas bancas de azeitonas carnudas, cabeças de cordeiros frescas e especiarias aromáticas.
Dica: não perca a chance de comer em algum dos pequenos restaurantes onde os comerciantes locais almoçam. Peça um "Souvláki", espetinho de cordeiro ou de frango, fritas e "chorta", uma hortalíça típica. O pão e a água vêm à mesa sem que precise pedir... e se não vier, peça. Na maioria das vezes o pão é fresquinho, cascudo e muito, muito barato!
Não é exatamente em Atenas, mas vale a pena rodar 138 Km para conhecer este que é um dos mais preservados teatros gregos. Dedicado à Asklépio,o mitológico Deus grego da medicina e da cura, este santuário foi construído no século IV A.C.e ainda hoje é usado para representações teatrais à ceu aberto durante o verão europeu(julho e agosto).
Uma verdadeira obra de arte arquitetônica, o castelo ou fortaleza de Palamida, fica na cidade de Nafplio, a 138 km de Atenas.Centro de poder e riqueza no passado, guarda a majestade dos tempos em que Romanos, Venezianos e Turcos, entre outros, tentaram conquistá-lo.Vale muito a pena(e a vista) subir os 999 degraus e , lá de cima, apreciar o Golfo Argônico... Sim, foi daqui que partiram Jasão e os Argonautas, mas esta é outra história.
Dica :Faça um pic-nic lá em cima pois a vista é fantástica!Quando descer, passeie pela bem conservada Nafplio terminando com uma foto em frente à belíssima ilha de Bourtsi, que possui um pequeno forte em estilo Veneziano. A entrada custa EU$ 4,00 por pessoa e no verão fica aberto até as 19hs30"
Reduto de bilionários e da nobreza há séculos, esta Ilha, que fica a 140 km de Atenas(Porto Heli),concentra uma fatia considerável do PIB grego. Para cá vem grande parte dos iates de todo o mediterrâneo. Águas calmas, privacidade, luxo e excelentes restaurantes atraem iates de todo o mediterrâneo. Tudo muito discreto mas com extrema classe e bom gosto. Visite sem dúvida !
Dica : é um passeio para dois , talvez três dias. Alugue um Iate e uma propriedade , como a espetacular Villa Kalliope,e junte-se à turma. Sim é possível e mais em conta do que você imagina!Mencione o Portal OQVPM e ganhe atendimento exclusivo e descontos especiais.Clique aqui !
Dica 2 : Carros não entram na ilha, portanto, alugue um Iate !!!
A vinícola Avantis produz uma nova safra de vinhos finos na Grécia. O Patriarca, que fundou a propriedade, mandou seu filho estudar técnicas modernas de vinificação na França. O resultado pode ser visto, e degustado, nesta propriedade moderna que fica bem perto de Atenas.
DICA 1 :Sugerimos este passeio para os amantes do vinho tinto e também para quem gosta de natureza. Meio dia é mais que suficiente. Em meio a parreiras antigas, você vai conhecer uvas autóctones com a Mavrokoudura, espetacular!
DICA 2 : Faça reservas pois a propriedade , muito pequena, precisa se programar para receber você. Entre em contato com o Michael, da Glamorous Mediterranean Experiencie e diga que viu a dica aqui no Portal OQVPM. Ele providencia tudo, da reserva ao veículo para levar você.
O que fazer em Atenas em poucos dias? A solução ideal para quem pretende ficar poucos dias em Atenas, é alugar um carro com motorista particular.Acredite. Se quiser conhecer Atenas com um pouco mais de mordomia, alugue um carro com motorista e esqueca-se dos taxis, transporte coletivo e do terrível calor que faz em Atenas durante o verão.Isto sem falar no trânsito caótico
DICA: Alugue um carro com motorista pois o caótico transito de Atenas e as placas escritas, na maioria em grego, tornam muito difícil dirigir na capital grega.
DICA 2 : Sugiro um carro de luxo. A Glamorous Mediterranem Experiencie, nossa parceira em Atenas, tem muita experiência e excelentes veículos. Fale com o Michael(info@gmede.com)em nome do Portal OQVPM e ele lhe dará um tratamento VIP além de desconto nas tarifas.
Contrate um guia.Em Atenas você vai entender exatamente o significado do ditado : "Estou falando grego?” É uma língua inexpugnável para nós brasileitos. Portanto, um guia é fundamental. E um guia de confiança que fala português, inglês e espanhol é fundamental. Acredite. Você vai precisar!
DICA: A nossa parceria em Atenas, a Glamorous Mediterranean Experience, tem guias de confiança e que falam português, inglês e espanho. Fale com o Michael(info@gmede.com) em nome do Portal OQVPM e ele lhe dará tratamento VIP e preços imbatíveis.
Alugue um Iate. Muito chic! Por que não convidar os amigos e alugar um Iate para conhecer as ilhas gregas em alto estilo? Veja no vídeo aí em baixo, algumas sugestões para você passar suas férias com grande conforto, discrição e muita mordomia. Acredite, você pode!
DICA : Na baixa temporada, entre maio e junho e após o verão grego, setembro e outubro, os preços na Grécia caem muito.
DICA 2 : Fale com o Michael(info@gmede.com), nosso parceiro em Atenas( o terceiro da esquerda para a direita) e cite o Portal OQVPM. A Glamouros Mediterranean Experience oferece tratamento VIP e preços imbatíveis para aluguel de barcos seguros e confortáveis.
Esta é uma das mais originais tavernas que você pode conhecer na Grécia. Funciona há décadas no centro de Atenas e serve comida fantástica a preços que não esfolam seu bolso. Não espere luxo ou sofisticação mas saiba que vai comer algo típico, saboroso, fresco, longe da comida servida para as hordas de turistas. Experimente o clássico Moussaká, torta de beringela com carne moída e molho bechamel servida em panelinhas de barro e a clássica "chorta", uma verdura cozida levíssima, semelhante a nossa "catalonha", mas bem mais saborosa. Tudo é simples e delicioso, do peixe à carne, passando pelos grelhados feitos na hora! Imperdível !
Dica: se não souber falar grego ou seu inglês for insuficiente, vá direto ao balcão e mostre ao "chef" o que quer comer. Aponte mesmo! Não tem erro! E não estranhe se os atendentes não forem os reis da simpatia... afinal você vai lá comer ou fazer amizade?
Serviço: Taverna Tou Psirri - Rua Eschylou, 12 - Bairro Psiri(centro) Fone : +(30) 210 3214923 Metro : Monastiraki.
O Chef Leftéris Lazaris é um incansável pesquisador da culinária e da alma grega... Ele nos recebeu num final de tarde de verão em seu estrelado restaurante (1 estrela Michelin), no bairro de Keramikos, centro de Atenas. Fez para nós um prato especial, cuja receita você confere no programa "Grécia, luxo e sofisticação ao seu alcance", aqui mesmo no portal. No restaurante, com vista exclusiva para a Acrópole, Lazaris inventa e reinventa pratos com aroma, paladar e espírito helênicos mas com toques de tradição, modernidade e inquietação criativa. Imperdível, mesmo que a conta não seja uma das mais baratas. Garanto que será inesquecível jantar observando o Partenon.
Dica 1: se tiver problemas com lactose vá de pescados, frescos como a inspiração do Chef!
Dica 2: Peça de entrada filés de "Tsipúra" (um peixe local) em crosta de pão com creme de ervilha seca, marmelada de tomate, creme de cenoura e mousse de beringela!
Se quiser ficar no "gargarejo" da Acrópole, aos pés do Partenon, o lugar é o classudo NJV Athens Plaza! Um cinco estrelas de luxo encravado no centro histórico de Atenas a alguns passos do bairro boemio "Plaka" e do Parlamento Grego. Serviço atencioso, personalizado e café da manhã impecável!
Dica: não deixe de provar, no café da manhã, o espetacular iogurte grego: consistente, quase dá para cortar com a faca! Sobre ele, coloque geleia caseira de cereja fresca em calda! E começe a rezar meu amigo... começa a rezar!
Luxo, sofisticação, privacidade, exclusividade! Localizada em Porto Heli, considerada a Cote D'Azur grega, esta propriedade espetacular oferece conforto a um pulo de Atenas em alto estilo. Reúna a família ou a moçada, e alugue uma destas propriedades magníficas.Mencione o Portal OQVPM e ganhe atendimento exclusivo e descontos especiais. Clique aqui !
Quando estou em Atenas, me hospedo aos pés da Acrópole. Então sugiro o NJV ATHENS Plaza, um dos melhores e mais bem localizados hotéis da capital grega. Luxo, sofisticação e preços mais do que razoáveis. Relacao custo benefício imbatível . Confira no video aí ao lado.
DICA : Fale com Michael(info@gmede.com), da Glamorous Mediterranean Experience, nosso parceiro em Atenas. Cite o Portal OQVPM e consiga um up grade como cortesia.
Trata-se de uma espécie de "terço" mas sem função religiosa. Os combolois podem ser vistos nas mãos de qualquer grego que se preza. Para eles, uma forma de se distrair e relaxar. Para você, uma decoração ou um presente criativo e único!
Dica: há "combolois" de todos os tipos e preços, desde os legítimos, feitos com âmbar (uma resina natural pré-histórica) por dois ou três 3 mil euros cada, até de plástico, por dois ou três euros cada. Lindos e perfeitos para presente.
Serviço: Plaka, bairro boêmio grego aos pés da Acropole.