• 19 de April de 2024
  • LANGUAGE:
    • English
    • Español
    • France
    • Chinese
ONDE IR? COMO IR? O QUE FAZER? COMECE A VIAJAR AQUI...

O QUE É NOTÍCIA

Passaporte da vacinação: o que é? Como funciona? Já conhece?

Passaporte da vacinação: o que é? Como funciona? Já conhece?

Por: Paulo Panayotis | São Paulo - Brasil Categoria: Colunista

Passaporte da vacinação: o que é? Como funciona? Já conhece?

Por aqui receio que teremos mais um ano perdido para o turismo de alto nível na Grécia”. A frase, meio desanimada, meio conformada, é do empresário grego de Atenas,  Michael Sfakianakis. Mas a Europa não está praticamente reaberta? Os casos não despencaram, pergunto eu me referindo, claro, à pandemia do século? “Todos pensavam que sim, mas os casos vão e voltam”, completa ele.

Michael Sfakianakis , especialista em férias de luxo na Grécia

“ Aqui, pela região do Peloponeso, ainda são raros os turistas, com exceção dos mochileiros, que já voltaram com tudo”. George Fafoutis, outro empresário que lida com turismo na região mais verde da Grécia, também anda desanimado. Fafoutis viveu vários anos no Brasil. Mas, por causa da pandemia, voltou para a sua terra natal no Peloponeso, principal região produtora de frutas na Grécia.


Jornalista Paulo Panayotis e Jorge Fafoutis, empresário, no Peloponeso.


Dorothéia Hatsiefistratiu, brasileira, filha de grego, que se mudou para a Grécia há mais de dez anos, concorda com seus “patrícios”: uma amiga minha, que mora na ilha de Creta, estava com tudo marcado para o casamento. Nesta semana ela me ligou cancelando, mais uma vez, o casório. Todos tem medo da Covid, que desparece e aparece com uma velocidade surpreendentemente assustadora, completa Doró. A viagem e a festa vão ficar para 2022.

Casa para alugar em Mykonos. Haverá turistas em 2021?

Por conta deste “vai não vai”, a maioria dos governos dos países da União Europeia, patina na prevenção e arrisca na tentação: está abrindo as fronteiras e relaxando as medidas de prevenção da Covid 19. Para isso foi criado o Passaporte da Vacinação, jocosamente chamado por lá de Passaporte Covid. Com o objetivo de reativar a economia, por meio do turismo, tenta facilitar a circulação de novos e velhos turistas sem se intrometer – muito – nas medidas anti-Covid.

Turistas nos brechos de Shoreditch, Londres, antes da pandemia:alegria

O que é o Passaporte Covid? Emitido digitalmente, este certificado foi aprovado em 17 de marco de este ano e facilita a circulação de cidadãos europeus pelo velho continente. Atenção: nós, brasileiros, não estamos comtemplados, por enquanto, ok? O documento é emitido gratuitamente e é válido em todos os países da União Europeia.
Como funciona?Até agora, 16 membros da U.E (União Europeia) já emitem o documento: Alemanha, Áustria, Bulgária, Croácia, Dinamarca, Estônia, Eslovênia, Espanha, Grécia, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, República Tcheca, Polônia e Portugal. Portugal, aliás, começou a emitir tal passaporte no dia 28 de junho.
Quais vacinas são aceitas para a emissão do Passaporte Covid? Até o fechamento desta edição, a Agência Europeia de Medicamentos validava as vacinas dos laboratórios Moderna, Janssen, AstraZeneca e Pfizer. A Coronavac está aprovada por lá mas, por enquanto, para uso emergencial, portanto não aceita ainda.

Turistas na região de Cumbria, distrito dos lagos, Inglaterra

Quem pode ter o Passaporte? Todos os cidadãos europeus que comprovem que tomaram as duas doses das vacinas mencionadas acima. Detalhe: tal passaporte NÃO é obrigatório, apenas desejável.
E os brasileiros, poderão ter o Passaporte Covid? Sim e não. Por enquanto, não. Mas a expectativa é que nos próximos meses passem a ter tal direito com uma ressalva: cada país do bloco europeu poderá estabelecer restrições específicas para a entrada de brasileiros em seu território. Provavelmente, mesmo com o passaporte Covid, teremos que passar por uma quarentena determinada por cada país europeu. Pois é: concordo com os entrevistados acima: mais um ano perdido! Aliás, falta menos de um ano e meio para as eleições. Pense bem em quem vai votar e exerça seu direito! Inclusive o de viajar para onde bem entender. Abr democráticos e boa( futura) viagem!

Paulo Panayotis na Acropole em Atenas

Fotos : Paulo Panayotis & Adriana Reis

Jornalista viaja com patrocínio e apoio Avis e Universal Assistance.


 

GALERIA DE IMAGENS

CLIQUE PARA AMPLIAR AS IMAGENS