• 28 de March de 2024
  • LANGUAGE:
    • English
    • Español
    • France
    • Chinese
ONDE IR? COMO IR? O QUE FAZER? COMECE A VIAJAR AQUI...

O QUE É NOTÍCIA

A encantadora Lucerna e seu lago nos alpes suíços!

A encantadora Lucerna e seu lago nos alpes suíços!

Por: Paulo Panayotis | São Paulo - Brasil Categoria: Geral

Lucerna - Suíça. Pela janela do carro os alpes. Suíços, claro! Quanto mais subo, mais alvos, mais alpes! Acabo de deixar o pequeno vilarejo de Tengen, próximo à fronteira entre Alemanha e Suíça. Jamais esquecerei a primeira visão de Lucerna. Até porque a cidade se confunde com seu magnífico e gelado lago. Uma pintura! Aí você me pergunta: Tudo funciona mesmo na Suíça? Igualzinho a um relógio. Suíço, claro. E funciona seja debaixo de muita neve ou de muito sol!
Começa que, para nós brasileiros, a Suíça tem cheiro, gosto e rosto de coisa boa. Quem não adora comer chocolate vendo a neve caindo? O que? Nunca viu a neve caindo?
1_lago_lucerna_ao_sol_e_temperaturas_negativasjpg
Lago Lucerna ao sol e temperaturas negativas
Creia: com sol, é algo único! Sim, o tempo na Suíça engana. De dentro do hotel você vê aquele céu azulzinho com tudo branquinho de neve. Lá dentro é gostoso. Lá fora, as temperaturas podem chegar a menos 10, menos 15 graus centígrados! Instalado no icônico hotel Schweizerhof, esfrego os olhos com o sol forte refletindo no lago.
dsc04515jpg
Vista do lago a partir de minha suíte!
Acalentado por uma xícara de chocolate quente, sou mais uma testemunha privilegiada: o hotel funciona aqui há mais de 170 anos.
dsc04207jpg
Prédio histórico sob o comando da mesma família há séculos
Sob o comando da família Hauser desde 1861, o prédio parece uma obra de arte, um relógio simétrico e dinâmico a medir o tempo de Lucerna. “Você chuta as folhas e a magia se vai”.  A frase, inscrita na cabeceira de minha cama, é do cantor e compositor canadense Daniel Powter.
2_cada_quarto_guarda_algo_único_dos_hospedesjpg
Cada quarto guarda algo único dos hospedes que por ali passaram
Em cada um dos 101 quartos, há algo único deixado por cada um de seus hospedes ao longo dos anos.
dsc04195jpg
Bar classudo testemunha a passagem do tempo e dos personagens mundiais
Leon Tolstoy e Mark Twain estiveram aqui. Winston Churchill também. Todos vieram por conta da tranquilidade e beleza de Lucerna. A famosa ponte da Capela e sua Torre d’água são exemplos perenes deste clima de paz e estética perfeita. A poucos passos do hotel, a antiga ponte tem antiquíssimos afrescos pintados a mão em toda a sua extensão. Talvez por isso, desde 1840, Lucerna atraia turistas de todo o mundo faça frio ou faça calor.
3_a_ponte_da_capela_com_a_famosa_torre_dagua_jpg
A ponte da capela com a famosa torre d'agua: história
Está nevando? Então aproveite e pegue um barco para conhecer o belo lago formado pelo rio Reuss e emoldurado por montanhas onde nascem os cartões postais. Torça para que continue nevando enquanto você entra “ao vivo” via celular, mostrando aos seus amigos que está no meio de um lago nos alpes com internet que não cai! Dependendo da época do ano, há cruzeiros que singram as águas do lago de Lucerna durante a noite em direção ao pequeno povoado de Kussnacht.  Aliás, é lá que acontece a maior festa em homenagem a Papai Noel em toda a Europa.
4maior_desfile_em_homenagem_a_papai_noel_da_europa_kussnachtjpgjpg
Maior desfile em homenagem a Papai Noel da Europa, Kussnacht
Detalhe: o passeio de barco dá direito a um delicioso e reconfortante fondue, o prato nacional suíço. Vai com crianças? Aproveite e conheça tudo sobre o danado de gostoso chocolate suíço no Museu dos Transportes de Lucerna.
5_jornalista_paulo_panayotis_no_museu_dos_transportesjpg
Jornalista Paulo Panayotis no Museu dos Transportes
É que em meio a vagões de trem do século passado e composições de trens elétricos modernos, você vai entender porque a Suíça , sem produzir um único fruto de cacau, virou a rainha mundial do chocolate.Fique deslumbrado com um resort “a la 007”, construído no meio das montanhas e que dependendo da época do ano, você só atinge de funicular. Flutuando 500 metros  acima do lago de Lucerna, o Burgenstock resort é um lugar que você não acredita que é real. Charlie Chaplin, Kofi Anan e Jimmy Carter circularam por aqui. Audrey Hepburn, a queridinha do cinema mundial, se casou aqui.
6_lobby_do_resort_burgenstockjpg
Lobby monumental do Resort Burgenstock
Histórias de contos de fadas. Contos de fadas reais que aconteceram e continuam acontecendo em Lucerna. Claro que eu não falei sobre os esportes de inverno como esqui, esquibunda, motor neve e outros...Mas isso você já sabia que existe por lá...

Fotos: Paulo Panayotis/Adriana Reis
Jornalista Paulo Panayotis viajou a convite do Escritório de Turismo de Lucerna representado no Brasil por Vanda Catão e seguro de viagem da Travel Ace

Maio. 2018

GALERIA DE IMAGENS

CLIQUE PARA AMPLIAR AS IMAGENS