Quarto - Hotel Les Étangs de Corot
 
Por Adriana Reis –

Ville-d’Avray – França – O dia ensolarado em pleno inverno brinda minha chegada à pequena cidade de Ville-d’Avray, bem pertinho de Paris. Meu destino: conhecer o charmoso hotel Les Étangs de Corot, que fica a cerca de quinze minutos do famoso Castelo de Versalhes.  Entre os hóspedes que já se encantaram pelo lugar estão a atriz Natalie Portman e o presidente francês, Emmanuel Macron. Por que será?

Vista – Les Étangs de Corot

O primeiro contraste é a sensação de paz e tranquilidade tão pertinho da badalação e do barulho da capital parisiense. Será que Paris está tão ali do lado mesmo?

Já tinha ido à Versalhes várias vezes, mas nunca tinha ouvido falar das “lagoas” que há anos encantaram o pintor Jean Baptiste Camille Corot e outros impressionistas. E vem daí o nome da propriedade,  que hoje tem a personalidade da família Cathiard.

O hotel

A vista da janela da minha suíte é uma verdadeira pintura. A lagoa, o sol, a natureza… Tudo é um convite a um passeio bucólico. A decoração é uma mistura de objetos vintage e cores que resultam num clima acolhedor.

Minha suíte no hotel Les Étangs de Corot

Uma sala de estar, uma escrivaninha excelente para trabalhar, uma poltrona para relaxar, sempre com vista para as lagoas. Não dá vontade de sair do quarto. Corot tinha mesmo razão de gostar daqui.

Amenities do hotel Les Étangs de Corot

No banheiro é a modernidade que impera com cores escuras. As amenities são Caudalie.

Quarto – Hotel Les Étangs de Corot

Cada um dos 43 quartos e suítes têm tamanhos, móveis, nomes e cores diferentes.

Suíte – Hotel Les Étangs de Corot

No quesito decoração, um dos destaques fica por conta de mais de 2500 garrafas de vinho Smith Haut Lafitte usadas para criar uma espécie de parede de vidro com jogo de luz e sombra. Um show!

Decoração com mais de 2,5 mil garrafas – Hotel Les Étangs de Corot

Em todos os espaços tenho aquela sensação de me sentir em casa. Isso sem falar dos mimos e cuidados deste hotel, que integra o seleto grupo Small Luxury Hotels of the World.

Entrevista com Bruno Lopez – Diretor geral do hotel Les Étangs de Corot

Bruno Lopez, que recentemente assumiu a Direção geral do Les Étangs de Corot me conta que durante o ano todo há uma programação cultural e opções de passeios disponíveis, como trilhas com botânicos, aulas de yoga, lançamento de livros, reuniões corporativas, saraus, além do espetacular spa.

O Spa

O spa é mesmo um capítulo à parte. Para todos os lados que olho, tenho a sensação de estar dentro do jardim. O projeto é do arquiteto Yves Collet, que assina os spas da Caudalie. Minha dica é: reserve um dia para aproveitar.

Jacuzzi – Spa Caudalie – Hotel Les Étangs de Corot

Além de sauna, massagem e tratamentos faciais e corporais feitos com os maravilhosos produtos  Caudalie, aproveite a jacuzzi e a área dedicada ao relax. Foi o que fiz. Depois disso, com energias renovadas é hora de se deliciar com as opções gastronômicas.

Os restaurantes

São três restaurantes: o estrelado Le Corot, o simpático Le Café des Artistes e o informal  Les Paillotes.

Restaurante Le Corot – Uma estrela Michelin – Hotel Les Étangs de Corot

Com uma estrela Michelin, o Le Corot é uma verdadeira experiência para os sentidos. O chef Rémi Chambard literalmente traz os sabores do bosque para a mesa. Com uma apresentação impecável foi um dos melhores menus que provei. Só para começar, vêm à mesa creme de castanhas, escargot sobre leito de sementes de girassol, rãs com yuzu, tartalete vegetal e salmão defumado com ervas do bosque. A partir daí, os pratos que sucedem dificilmente não levarão à uma segunda estrela Michelin. Creme de lagostim, vieiras com molho de ouriço, entrecôte com mousseline de batatas.

Apresentação do salmão defumado – Restaurante Le Corot

As facas da legendária marca francesa Opinel, criada em 1890, e as taças Riedel mostram como aqui gastronomia é assunto sério. O jovem somelier Rodolphe, 24 anos, que já atuou no La Bastide de Gordes (link: https://diariodoshoteis.com.br/la-bastide-de-gordes-franca/) cuida da harmonização com o vinho branco Les Hauts de Smith da uva sauvignon blanc e o tinto Les Hauts de Smith com uvas merlot.  Tudo perfeito!

Vinho Les Hauts de Smith – Restaurante Le Corot – Hotel Les Étangs de Corot

O ambiente, com vista para os jardins e reproduções de pinturas de Corot, é espaço muito escolhido por moradores e turistas que vem apenas para o almoço ou o jantar.

Le Café des Artistes tem um clima informal. É aqui onde é servido o café da manhã. Depois no almoço ou jantar o menu é de bistrô e diversos rótulos de vinho podem ser experimentados por taça.

Café des Artistes – Hotel Les Étangs de Corot

Já o Les Paillotes é reservado às estações do ano com sol e aos dias com tempo bom. A ideia é recriar a atmosfera dos eventos ao ar livre do passado, onde à medida que as taças são servidas o volume das conversas sobe.  Isso não lembra alguns quadros impressionistas que você já deve ter visto por aí.

Esta é esta ideia: retomar o bucolismo do passado com as modernidades do futuro mas preservando todos os mimos da hotelaria de luxo que transformam este lugar em um ambiente tão acolhedor.

A história

Assim como os artistas no passado, o casal Alice e Jérôme Tourbier se encanta pelo lugar e, em 2009, abre o Les Étangs de Corot. A família, que já tinha o vinhedo  Château Smith Haut Lafitte, em Pessac-Léognan, cria, em 1991, a marca de cosméticos Caudalie. Em 1999, decide entrar no ramo da hotelaria de luxo e abre o Les Sources de Caudalie, em Bordeaux, que acaba de se tornar um palace, distinção concedida aos cinco estrelas de excepcional padrão de excelência na Franca.

Jornalista Adriana Reis e Jérôme Tourbier – Proprietário do hotel Les Étangs de Corot

O futuro

“Hoje, os fundadores Florence et Daniel Cathiard vêem com orgulho o reconhecimento do trabalho de todos esses anos”, me conta o Diretor geral.

Ele explica que, enquanto a filha Mathilde e seu marido Bertrand Thomas tocam a Caudalie, a filha Alice e seu marido Jérôme Tourbier comandam os hotéis da família. Uma combinação perfeita que reúne enogastronomia, hotelaria de luxo e turismo de bem estar.

Passeio às margens da lagoa – Ville D´Avray – França

Para você que ficou com vontade de conhecer, minha sugestão é deixar para se hospedar aqui depois de sua estadia em Paris e ir embora totalmente relaxada e com vontade de ficar. É exatamente esta sensação de bem estar permeia toda a minha estadia neste oásis de paz. Fui e não vejo a hora de voltar.

 

*Jornalista se hospedou a convite da Cap Amazon que representa o hotel Les Étangs de Corot no Brasil.

Dicas da Dri

  • Não deixe de ir ao spa.
  • Não deixe de ir ao restaurante Le Corot. Reservas são imprescindíveis mesmo para os hóspedes.
  • Reserve uma massagem com antecedência. O spa é muito procurado por moradores.

Serviço:
Les Étangs de Corot

  • Endereço: 55 Rue de Versailles, 92410 Ville-d’Avray, França
  • Informações e reservas: www.etangs-corot.com

Leia também: De Macron à Cézanne

Acesse: