Paris - Uma das perguntas que mais recebemos é onde se hospedar na ‘Cidade Luz’, seja em hotéis mais simples ou nos palácios onde o luxo vai além de puro investimento. Temos uma lista de hotéis onde nos hospedamos, avaliamos e indicamos ou não na cidade. Afinal de contas, tem muita pegadinha em fotos na internet prometendo quartos grandes, café da manhã farto, limpeza até o viajante chegar lá e não encontrar nada disso. Neste último verão voltamos ao Hotel Observatoire Luxembourg, do grupo Maisons de Georges, onde temos uma história curiosa.

Era março de 2020 e estávamos neste hotel durante uma press trip. Ao descermos para tomar o café da manhã, a recepcionista nos chamou meio assustada e disse que devíamos arrumar as malas imediatamente e ir embora porque o hotel ia fechar. Meio sem entender, tomamos café e, em seguida voltamos para Beaune, onde estávamos morando. Era nada mais nada menos do que o início oficial do confinamento da França no começo da pandemia. Horas depois, o presidente Emmanuel Macron anunciava na televisão que a França ia fechar as portas. Lojas, comércio, supermercados, restaurantes, hotéis, bares, escritórios. Tudo, com exceção de hospitais, deveria fechar e a população só poderia sair de casa mediante autorização do governo e quem desobedecesse pagaria uma multa de 135 euros. Contando assim, parece filme de ficção científica. Mas foi o que aconteceu.
Neste verão europeu, fomos convidados a voltar ao hotel Observatoire, onde esta história aconteceu e a experiência tinha sido interrompida. Desta vez, Paris estava ensolarada com temperaturas amenas, poucos turistas, ruas vazias e muitas atrações culturais ao ar livre.

Totalmente renovado, com cores vibrantes, quartos modernos e uma super localização, este quatro estrelas fica a curta distância do Jardim Luxembourg, do Panteão, do Museu do Luxemburg, da Sorbonne, do Museu Cluny, entre outras atrações no 5e arrondissement.

Ao esticar a caminhada pelo Boulevard Saint Michel, você está diante da majestosa Catedral de Notre-Dame, reaberta no final de 2024, totalmente restaurada depois de mais de cinco anos desde que foi atingida por um incêndio de grandes proporções.

A reforma do hotel Observatoire trouxe cores novas e o ambiente ficou mais informal e descontraído. Os quartos são pequenos, silenciosos, com muita iluminação natural, máquina de café expresso, mini frigobar e água mineral disponível gratuitamente.

Os banheiros ganharam cores claras, chuveiros e box no lugar das tradicionais banheiras.

As acomodações estão divididas em quatro categorias: Classic, Superior, Deluxe e Suite Signature.

A diretora-adjunta, Clara Bostyn, conta que foram necessários seis meses para a reforma total, entre dezembro de 2024 e junho de 2025. Neste período o hotel ficou fechado e reabriu para a temporada mais quente do ano. “Queremos atrair o público mais jovem. Reestruturamos também a Brasserie Le Luco e o bar”, explica ela.

A antiga Brasserie se transformou em restaurante e quer se tornar um espaço para café da manhã, almoço, jantar e eventos para moradores e não hóspedes.

As mudanças ainda estão em curso. A ambientação está pronta e o restaurante ainda terá que fazer ajustes. Provamos alguns pratos do atual menu, que ainda precisam melhorar sabor e apresentação.

Clara disse que um novo chef deve assumir o comando para dar continuidade a esta transformação de brasserie para restaurante.

Além do Observatoire Luxembourg, o grupo Maisons de Georges, conta com outras duas propriedades: o Hotel Le Six & Spa, nosso preferido do grupo, e o Hotel des Mines. Quem se hospeda em qualquer um deles, pode agendar uma incrível massagem no spa do hotel Le Six. Nos testamos e super indicamos.

Foi um verdadeiro bálsamos depois de um dia inteiro de caminhada pela cidade. É preciso agendar com antecedência e garanto que vale a pena. Depois de relaxar é só sair para aproveitar novamente esta cidade que nunca se cansa de se renovar e encantar o mundo. Até breve.
Hotel Observatoire Luxembourg
107, Boulevard St Michel - 75005 Paris - França - Informações e reservas: www.observatoirehotel.com/fr/
Conheça as propriedades da Maisons de Georges
Jornalistas estiveram no Hotel Observatoire Luxembourg a convite do grupo Maisons de Georges.
Setembro 2025
