Entrevista exclusiva - François Delahaye - Diretor de operações da Dorchester Collection
Diretor Geral do Hôtel Plaza Athénée
.jpeg)
“Escolha um trabalho que você ame e não terá que trabalhar um único dia em sua vida” (“Choose a job you love, and you will never have to work a day in your life”). A citação atribuída ao pensador chinês Confúcio (551- 479 a.C.) me vem à mente assim que começo a entrevista exclusiva com François Delahaye.
Chegamos ao hotel Plaza Athénée num início da tarde deste último verão em Paris, na França, e somos recebidos pessoalmente por ele. Sim, o ‘big boss’ que comanda com firmeza, profissionalismo e elegância o “hôtel-palace” tão conhecido pelos gerânios vermelhos da sua fachada com vista para a Torre Eiffel, encontra tempo na concorrida agenda para dar entrevistas.

Tempo, tempo, tempo
E não é só isso: ele conversa com celebridades, almoça com nobres, janta com chefes de Estado, toma café com representantes de governo, palpita sobre o novo cardápio, analisa as ativações sazonais, participa de eventos nos quatro cantos do mundo e toma decisões estratégicas inerentes ao comando da operação dos hotéis da Dorchester Collection e à direção geral do “Plaza Athénée. Ufa! “Para atuar no segmento da hospitalidade de luxo, você precisa ter paixão. Acredito que é preciso ser apaixonado e, ao mesmo tempo atento”, explica enquanto escolhemos as opções no menu sazonal de almoço do restaurante La Cour Jardin, que funciona apenas nos meses mais quentes do ano no pátio interno do hotel.
Prestes a completar 20 anos - em 2026 - como diretor de operações (Chief Operating Officer - COO) da Dorchester Collection, Delahaye conhece o ‘Plazá’ como ninguém. Ele é gerente geral do hotel desde 1999. Acompanhou inúmeras renovações, mudanças e segue de olho no futuro. Conversamos com ele algumas vezes antes e depois da pandemia e das Olimpíadas e perguntamos como o hotel está hoje.

Como está o Plaza Athénée hoje?
“Posso dizer que estamos cada vez melhores. A ocupação está em alta, clientes fiéis voltam e novos clientes chegam. As mudanças são inevitáveis e fazem parte do dia a dia da hotelaria. Os clientes estão cada vez mais exigentes. Mas acredito que, além dos serviços de alto padrão que oferecemos, nossa grande diferença é o cuidado com as pessoas. Todas as pessoas. Isto significa que cuidamos muito bem dos nossos funcionários e eles cuidam muito bem dos nossos hóspedes”.

Cuidado e atenção são mesmo ‘palavras’ postas em prática aqui. “Outro ponto de atenção é ao nosso spa Dior”, fala ele com entusiasmo. Este espaço é um oásis de beleza e tranquilidade no coração do ‘Triangle d’ Or’, região parisiense entre a Avenue Montaigne, Avenue George V e Avenue Champs Elysées e tem atraído também moradores em busca de bem-estar. Aberto a não hóspedes, o spa Dior vai além do conceito de beleza, característico da icônica marca.
.jpeg)
Além das salas de tratamento, há um espaço para relaxar se desligar do universo lá fora ou apenas se preparar para uma memorável experiência enogastronômica nos bares e restaurantes do hotel: Jean Imbert no Plaza Athénée (uma estrela Michelin), Le Relais Plaza , La Galerie, Le Bar, La Terrace Montaigne e La Cour Jardin, sendo que estes dois últimos funcionam durante alguns meses ao longo ano.

Desafio de encontrar, reconhecer e reter talentos
Já estivemos hospedados aqui e voltamos inúmeras vezes para entrevistas, almoços, jantares e eventos. Em todas as ocasiões, o atendimento segue impecável. “O Plaza sabe encontrar, reconhecer e reter talentos”, relata Delahaye com satisfação. Na mesa ao lado, a maître d’hôtel Juliette Fayaud, flamba lagostas vindas da região francesa da Bretanha, enquanto escolhemos entre as dezenas de opções de bebidas.

Aposentadoria está nos planos?
Na conversa sobre as dificuldades e os desafios de administrar um ícone, perguntamos se ele pensa em ‘aposentadoria’. Delahaye sorri, enquanto atende uma ligação urgente. Desliga o celular e diz: “Não está nos meus planos. Há muito o que fazer”. Inaugurado em 1913, o centenário hotel segue com um pé na história e outro no futuro. Com brilho nos olhos, o diretor nos fala sobre as recentes reformas e renovações.

Investimentos: equilíbrio entre modernidade - sustentabilidade - tradição
“Foram investimentos de mais de 80 milhões de euros (cerca de meio bilhão de reais) que trouxeram novos ares e mais modernidade para as acomodações”, informou. A modernização, segundo ele, incluiu a incorporação de práticas sustentáveis, como adequação de sistemas para redução de consumo de energia, uso de materiais recicláveis, melhor isolamento térmico e automação. "É preciso se adequar ao mundo atual e pensar o futuro."

Personalidades, celebridades, autoridades do mundo todo continuam batendo ponto por aqui. No recém-lançado 12º álbum da Taylor Swift ("The Life of a Showgirl"), a contora menciona o hotel na música que é uma homenagem à atriz Elizabeth Taylor. "That view of Portofino was on my mind when you called me at the Plaza Athénée" (Tradução livre: "A vista de Portofino estava na minha mente quando você me ligou no Plaza Athénée").

E qual é hoje o público número um do ‘Plazá’?
Delahaye responde sem titubear. “Os Estados Unidos continuam o primeiro mercado" e completa "depois vem o Reino Unido e da América Latina, com destaque para o Brasil e o México, e dos países do Oriente Médio”, enumera.

Ao escolher o hotel Plaza Athénée, em meio a tantas opções de alto padrão em Paris, este público preza por algo diferenciado. Sim. Há algo diferente aqui, que vai além da história, da arquitetura, das obras de arte, do serviço impecável, das acomodações, da localização, da gastronomia, do atendimento atencioso, da qualidade dos produtos, da decoração. Há uma magia neste lugar além do simples conceito de luxo.
Novo luxo
E por falar em luxo, encerramos a entrevista perguntando, o que é, para Delahye, o novo luxo? “O luxo hoje é um conceito muito individual. Ele segue atrelado ao raro e ao exclusivo, mas o que é luxo para uns, não é luxo para outros. Esta individualização é o princípio para personalizar nosso atendimento”, afirma enquanto se prepara para o próximo compromisso. E categórico responde: “Luxo, para mim, é ter tempo”. Obrigada Monsieur Delahaye pelo tempo investido em nos receber e conversar com exclusividade num memorável almoço numa tarde de verão em Paris.

Jornalistas estiveram no Hôtel Plaza Athénée a convite da Dorchester Colletion, representada no Brasil pela Sahão Marketing & Consultoria.
Viajaram com Air France, seguro Allianz Travel, e-sim internet internacional Airalo.
Reportagem, edição: Paulo Panayotis/ Adriana Reis
Crédito das fotos: © OQVPM
