São Paulo - Brasil - Foram dias intensos de reuniões, apresentações, novidades, network, encontros, reencontros e muitas novidades no turismo de luxo no Brasil e no mundo. A ILTM Latin America 2025, principal evento do segmento de viagens de alto padrão, reuniu 470 marcas expositoras de 56 países de 5 a 8 de maio no Pavilhão da Bienal, em São Paulo. Foi a maior edição da feira, que trouxe um olhar diferenciado para o unierso das viagens de luxo, e bateu recorde de negócios. Nos corredores e nos eventos paralelos foram mais 470 agentes de 64 cidades de 13 países. Cerca de 27% dos expositores e 22% dos agentes de viagem participaram pela primeira vez. Durante os quatro dias, foram realizadas mais de 24 mil reuniões de negócios pré-agendadas.
Jornalista Adriana Reis durante a cobertura na ILTM Latina America 2025 em São Paulo
Disputado por onde passava, o diretor da ILTM Latin America, Simon Mayle, conversava com representantes das marcas, agentes de viagem, CEOs de empresas, jornalistas, influenciadores sobre perspectivas e tendências. “A Ásia é a principal tendência, principalmente o Japão como um destino preferido entre os viajantes". Segundo ele, o público está cada vez mais consciente e há uma nova geração de viajantes discretos que não abrem mão de serviços ultra personalizados. Ele destacou a presença de novos agentes de viagem nesta edição, muitos deles independentes. Uma das novidades deste ano, foi a maior presença do México, com o dobro de agentes se comparado ao ano passado.
Diretor da ILTM Latin America, Simon Mayle
O Brasil segue na moda e encantando os viajantes. “O Brasil se destaca, tanto entre os turistas estrangeiros, quanto entre os próprios brasileiros. Temos muitos produtos interessantes, hotéis originais e muitos destinos ainda pouco conhecidos”, conta Simon sem esconder sua paixão declarada pelo país.
Reuniões e apresentações no Pavilhão da Bienal
O evento foi marcado pelo toque de brasilidade com ativações de marcas que uniram o tema principal — Handmade in Latin America - by people, for people — a uma experiência autêntica “made in Brazil” para os visitantes. A entrada da Bienal foi transformada, em parceria com a Loja Lendária, em um espaço cuidadosamente decorado com peças de artistas de diversas regiões brasileira, disponíveis para compra.
Loja Lendária no Pavilhão da Bienal
Outras marcas nacionais também marcaram presença, como a Dengo, com uma loja pop-up de chocolates; Havaianas, com um carrinho vendendo suas alpargatas mundialmente conhecidas, e a Água na Caixa, que personalizou com a identidade visual do evento todas as garrafas recicláveis de água mineral oferecidas aos participantes; além dos Biscoitos Globo e shots de chá da Tea Shop. Uma das ativações mais comentadas foi uma mala gigante instalada no corredor principal onde os participantes eram convidados a escrever e colar mensagens escritas em adesivos. Nas reuniões, entrevistas e conversas que tivemos com agentes de viagens, expositores e empresários, há um otimismo e uma expectativa de crescimento do setor de viagens de luxo. Esta expectativa está cada vez mais alinhada à importância da sustentabilidade e do combate ao overturismo.
Ativações nos espaços do Pavilhão da Bienal
“A ILTM se confirma a cada ano como uma marca relevante no setor de turismo de luxo. E queremos que essa imagem esteja estampada pelo mundo. Muitas das viagens de luxo que acontecem ao longo do ano nascem em uma conversa entre um agente de viagem e um hotel ou destino dentro das cinco feiras do portfólio ILTM. A qualidade dos agentes é um tema sempre elogiado pelas marcas que voltam todos os anos. Queremos que nossa influência seja percebida porque temos muito orgulho do nosso trabalho. É a semana mais importante para o desenvolvimento dos negócios, e estamos felizes por termos batido mais um recorde na história da ILTM Latin America, entregando um evento ainda maior e melhor que nos anos anteriores,” comemorou Simon Mayle durante a conversa que teve com os jornalistas, produtores de conteúdo e influenciadores.
Diretor da ILTM Latin America, Simon Mayle, com jornalistas, blogueiros, influenciadores no Media Centre - Crédito - Midori de Luca
Questionado sobre a próxima edição, Simon garantiu que poderá anunciar as novidades a partir de junho. Já estamos curiosos para saber o que vem por aí. A data já está marcada. Será de 4 a 7 de maio de 2026, na Bienal do Ibirapuera, em São Paulo.
Então, já “Save the date” !