• 27 de April de 2024
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O QUE É NOTÍCIA

Google revela destinos e oportunidades para o turismo

Google revela destinos e oportunidades para o turismo

Por: Adriana Reis Categoria: Eventos

Já está de malas prontas para o próximo destino? Dados do Google revelam que as buscas por termos associados a Turismo cresceram 30% em dezembro de 2023 em comparação a janeiro do mesmo ano e 76% em relação a dezembro de 2019, antes da pandemia. 'Viajantes brasileiros querem viajar mais e melhor'. A boa notícia foi anunciada nesta última semana de janeiro, na sede do Google em São Paulo.


Líder de Insigths de Viagens do Google Fernando Luma

Aumento das buscas por viagens

Para o head de negócios do segmento de Viagem no Google Brasil, Maurício Martiniano, os dados refletem este momento positivo do mercado de turismo e são valiosos tanto para os viajantes quanto para as marcas deste setor. “Tem um universo de possibilidades pela frente”, afirma.


Head de negócios do segmento de Viagem no Google Brasil, Maurício Martiniano

Novos hábitos dos viajantes

A pandemia mudou os hábitos dos viajantes que hoje são mais digitais, buscam mais conforto e tarifas promocionais, querem facilidades de compra e não abrem mão de segurança em duas dimensões: evitar acidentes e ter garantias de que a viagem acontecerá de fato, diante do recente histórico de cancelamentos e falências. Estes dados são importantes para meios de hospedagem, seguradoras e companhias aéreas.

Estratégia One Stop Shop

Os números apresentados são um indicativo de que a estratégia One Stop Shop é uma tendência para empresas saem na frente na conquista dos viajantes. Se você nunca ouviu falar nesta ferramenta, trata-se de uma estratégia de negócios que disponibiliza, em único ambiente serviços, produtos vinculados ao universo da viagem sem a necessidade de fazer compras de forma segmentada em diferentes sites e locais. Explico: no mesmo site/plataforma/aplicativo, o viajante fecha os principais itens da viagem: passagem, transfer, seguro, locação de veículos, chip para estar conectado, passeios, atrações etc. O grande problema disso no Brasil é a credibilidade dos stakeholders envolvidos.


Líder de Comunicação Google Brasil, Raquel Medeiros

Tecnologia x transparência

Marcas e parceiros com credibilidade têm todas as condições de disponibilizar esta facilidade para os clientes. O desafio é romper a barreira da fragmentação do setor do turismo e ter cada vez mais marcas fortes e seguras “Mais do que apenas tecnologia, esta estratégia precisa de transparência, simplificação e interação entre marcas”, explica o líder de Insigths de Viagens do Google Fernando Luma. Isto fortalecerá ainda mais a curadoria especializada com mais personalização e cuidado no desenho da viagem. “Quanto mais customizadas forem as informações, melhor será a experiência do viajante. O objetivo é transformar a estratégia de negócios em um grande ecossistema de viagens que facilite a vida do viajante”, esclarece. Ele explicou que entre o momento que iniciamos a pesquisa por um destino e efetivamente o embarque há, em média, um período de três meses. A busca realizada há três meses se materializa na viagem de agora.

Busca por hotelaria quase dobra

Uma das principais tendências observadas, segundo o Google, nesta última análise mostra o quanto a preocupação com a hospedagem se tornou crucial. A busca por hotéis / meios de hospedagem registrou alta de 98% em relação a 2019. Se acrescentar a busca por hotéis “bem localizados” o aumento foi de 238% no ano passado, em relação a 2019.

No quesito hospedagem:

  • 56% dos viajantes procuram por hotéis,
  • 37% por pousadas,
  • 26% por aluguel de imóvel por temporada,
  • 24% por casa de amigos,
  • 7% por hostels.


Jornalista Paulo Panayotis no Hotel Plaza Athénée - Arquivo pessoal

No item transporte:

  • 64% dos viajantes pretendem fazer as próximas viagens de avião,
  • 35% de carro próprio,
  • 35% de ônibus,
  • 17% de carro alugado,
  • 6% de navio,
  • 5% de moto.

Dos 64% que vão viajar de avião, cerca de 80% consideram alugar um veículo no local.

O que esperar do Carnaval 2024

O clima do Carnaval 2024 está nas buscas do Google desde o ano passado. Na hora de planejar o destino nesta época do ano, o Rio de Janeiro (RJ) foi a cidade mais buscada pelos brasileiros. O Carnaval foi o feriado que registrou maior crescimento nas buscas, com 32% a mais em relação ao mesmo período 2022. Veja abaixo os top 10 destinos mais pesquisados de janeiro a dezembro de 2023:

  1. Rio de Janeiro (RJ) 
  2. São Paulo (SP) 
  3. Porto Seguro (BA) 
  4. Ubatuba (SP) 
  5. Fortaleza (CE) 
  6. Balneário Camboriú (SC) 
  7. Salvador (BA) 
  8. Curitiba (PR) 
  9. Orlando (Flórida, EUA) 
  10. Guarujá (SP)


Time Google Brasil, Fernando Luma, Maurício Martiniano, Ana Clara Fleury

Já os destinos mais procurados no exterior são:

  1. Orlando (EUA)
  2. Buenos Aires (Argentina)
  3. Estados Unidos em geral
  4. Cancun (México)
  5. Paris (França)

Jornalista Adriana Reis 

Não faltam opções de destinos e ferramentas digitais. E a nova aposta do Google é o Bard, que é o experimento de Inteligência Artificial que, em formato mais moderno, gera texto, traduz idiomas, escreve determinados tipos de conteúdo, oferece produtos similares e preços via imagens e textos. A novidade em teste promete mudar o universo das futuras buscas. A conferir.

 © Crédito das fotos - O Que Vi Pelo Mundo 

01/02/2024