• 27 de April de 2024
  • LANGUAGE:
    • English
    • Español
    • France
    • Chinese
ONDE IR? COMO IR? O QUE FAZER? COMECE A VIAJAR AQUI...

O QUE É NOTÍCIA

Mulheres viajantes: mercado em ascensão ?

Mulheres viajantes: mercado em ascensão ?

Por: Adriana Reis Categoria: Geral

Mulheres viajantes: mercado em ascensão ?

São Paulo/SP - Você sabia que até 1952, as mulheres precisavam de autorização dos pais ou do marido para viajar? Para quem vê hoje as redes sociais cheias de mulheres viajantes não imagina que elas não podiam sair por aí para conhecer a cidade do lado, quanto mais em viagem internacional. Quis o destino que minha mulher fosse tão apaixonada por viagens quanto eu. É minha companheira nas andanças pelo mundo e nesta grande viagem que é a vida.  Neste mês do Dia Internacional da Mulher abro este espaço para as viajantes de ontem, hoje e amanhã.

Jornalista Adriana Reis e mulheres viajantes em Londres 

Seja de barco, avião, ônibus, carro, tuk tuk o importante é aproveitar, aprender, conhecer outras culturas e voltar mais rico em aprendizado. Neste mês de março, a turismóloga e jornalista Gilsimara Caresia reuniu mais de 650 mulheres no “Encontro de Mulheres Viajantes”, em São Paulo, para falar sobre temas nem sempre falados por aí.

Jornalista Adriana Reis no Encontro de Mulheres Viajantes

Paula Ramos, do time do 60+, que virou blogueira, resolveu desbravar este mundo de mochila, ajuda a desmistificar este conceito de largar tudo e viajar por aí. “Não há como largar tudo. Família continua, boletos continuam, amigos continuam, preocupações pessoais continuam”, afirma. Ela faz questão de enfatizar que essa história de deixar tudo para trás não vale para todos. Cada um tem uma forma de viajar. “Não existe um modelo que, muitas vezes, é propagado nas redes sociais.” Então se você sonha em sair por aí viajando, minha dica é: encontre seu modelo, leve o que quiser e saiba que os laços fortes sempre ficam.

Viajante sozinha sim, viajante solitária nunca. Então para aproveitar ainda mais as viagens, tenho algumas dicas para mulheres viajarem de maneira mais segura e tranquila.  A primeira dica é pesquisar bastante sobre o destino e definir bem o local onde vai se hospedar. Considere a situação do país, da cidade, do local. Entenda se é um bairro tranquilo para sair à noite, para deixar seus pertences, se há histórico de incidentes na região. Estas informações ajudam a evitar eventuais perrengues desnecessários quando temos a informação correta previamente.

Jornalista Paulo Panayotis no hotel Castello del Nero da Leading Hotels of the World na Toscana na Itália

Viajar conectada. Estar conectado permite, além de mudar de planos durante a viagem, manter em contato com amigos e familiares que sabem onde você está e podem apoiar em casos de imprevistos. Tenho viajado conectado com chip de internet ilimitada e garanto que muitos perrengues foram evitados. Isto sem contar com trajetos alterados, acesso ao planejamento financeiro e, é claro, compartilhamento de vídeos, fotos, reels nas redes sociais.

                                                        Viajar conectada: prazer e segurnça

Quem nunca viajou com malas enormes? Mil roupas nunca usadas, cremes que existem em qualquer lugar, sapatos que nunca saíram das malas, casacos que foram e voltaram sem serem desdobrados... Se, num primeiro momento, a cobrança das malas adicionais nas passagens aéreas foi algo péssimo para os passageiros, por outro nos ensinou a viajar com mala de mão. Tenho viajado apenas com malas de mão e confesso que agora olho para minhas enormes malas antigas e penso como viajava assim antes.

Viaje com mala de mão. Sempre haverá um lugar para comprar uma camiseta, um xampu, um desodorante que faltar. Como a Paula Ramos bem enfatiza: “o tamanho da bagagem é o tamanho do seu medo.” A dica é buscar leveza na mala e na cabeça.

                                            Jornalistas Paulo Panayotis e jornalista Adriana Reis com bagagem de mão no Eurostar 

Viaje seguro. Esta dica serve não só para as mulheres. O custo de um seguro-viagem é infinitamente pequeno diante do valor total de uma viagem. E hoje as boas empresas de seguro possuem aplicativos que permitem tirar dúvidas, ter acesso a médicos via teleconsulta, informações on line sobre locais de atendimento, repatriamento e apoio 24 horas. Não economize neste quesito. Sempre viaje seguro. Neste mês de março desejo ter cada vez mais e mais mulheres desbravando o mundo.  Viajar é um processo infinito de aprendizagem para todos. Não tenha medo.

Fotos: Paulo Panayotis & Adriana Reis
Jornalista viaja com chip de internet ilimitada da A Casa do Chip, veículo Avis-Budget e seguro viagem Universal Assistance