• 29 de March de 2024
  • LANGUAGE:
    • English
    • Español
    • France
    • Chinese
ONDE IR? COMO IR? O QUE FAZER? COMECE A VIAJAR AQUI...

O QUE É NOTÍCIA

Encontro com Salvador Dalí

Encontro com Salvador Dalí

Por: Adriana Reis Categoria: Hotelaria

Paris - França - Imagine unir a genialidade e personalidade excêntrica de um grande artista à discreta elegância de um palácio. Se inicialmente esta ideia parece fora de contexto, assim que você entra no restaurante Le Dalí no hotel Le Meurice, em Paris, tem a certeza de que é uma combinação perfeita. 


Restaurante Le Dalí no Hotel Le Maurice em Paris

Quando o design francês Phillipe Starck ousou reinterpretar o mobiliário e a atmosfera do lugar com elementos surrealistas preservando a aura do mestre do Cubismo muitos não imaginavam um resultado tão aconchegante e ao mesmo tempo contemporâneo. 


Jornalista Paulo Panayotis no restaurante Le Dalí 

Do teto ao chão o pintor espanhol Salvador Dalí está ali. Toda essa homenagem, vale lembrar, é que Dalí foi hóspede e morador no Le Maurice durante décadas. 


Restaurante Le Dalí

A ousadia também invadiu a cozinha com o chef Alain Ducasse. O Le Dalí é sinônimo de pratos marcantes, sabores inusitados com, é claro, produtos de excelência. O cardápio é cheio de originalidade e opções de clássicos da gastronomia francesa e da culinária mediterrânea. E não se surpreenda se encontrar alguns sanduíches no menu. A excentricidade de Dalí também está aqui no coração deste palácio, que abriu suas portas em 1835. 


Cardápio do restaurante Le Dalí 

Farid Gould, 37 anos, dá as boas vindas e sugere um belini, drinque tradicional do lugar. Diretor adjunto, que já trabalhou entre outros lugares nos badalados hotéis Le Cheval Blanc Saint Barth e Le Cheval Blanc Courchevel, nos conta que esta de volta ao Le Meurice depois de dez anos. “Aqui é a excelência da hospitalidade sob medida”, afirma feliz de estar de volta ao local onde começou sua carreira. O segredo, segundo ele, é o brilho nos olhos de trabalhar em um lugar assim e oferecer uma experiência marcante para o cliente. 


Diretor Farid Gould

Para abrir o apetite, um salmão defumado com creme cítrico vem acompanhado de uma taça de Chablis 2018. 


Belini e amuse-bouche 

Entre os sabores do Mediterrâneo, escolho o polvo grelhado com açafrão. 


Polvo grelhado é uma das opções mais pedidas do cardápio

Como prato principal as escolhas foram vieiras grelhadas com creme de agrião e ris de veau com geleia de tangerina.


Vieiras grelhadas 

A harmonização foi perfeita com um Puligny Montrachet e um Sancerre.


Um dos vinhos da harmonização

As grandes estrelas do cardápio são, sem dúvida, as obras de arte do chef patissier Cédric Grolet. Farid Gould nos pede para escolher as sobremesas. Quando você está diante de opções do chef Grolet não há o que discutir. 


Delicadas sobremesas do chef patissier Cédric Grolet 

Assim chegam à mesa: maçã, maracujá e manga. Parecem comuns, não? 


Delicadas sobremesas do chef patissier Cédric Grolet

Mas são simplesmente as delicadíssimas criações com o equilíbrio perfeito entre a acidez da fruta e o açúcar numa apresentação impecável. 


Delicadas sobremesas do chef patissier Cédric Grolet 

Para mim é um dos melhores restaurantes contemporâneos de Paris dos últimos tempos. Adoro seu pé direito alto com a belíssima tela de mais de 150 metros quadrados inspirada em Dalí, interpretada por Ara Starck, filha de Phillipe Starck. Me sinto mergulhada nas obras do artista e ao mesmo tempo dentro da história de Paris. 


Teto do restaurante Le Dalí 

O Le Dalí é uma ótima opção para um café, um brunch, um almoço de negócios, um lanche descontraído, um chá da tarde ou um jantar mais informal. É para ir sozinha, acompanhada, com amigos, com a família. Seu salão é também um lugar para ver e ser visto. 


Jornalista Adriana Reis no restaurante Le Dalí

É uma experiência marcante como seu grande inspirador. Tenho certeza de que Dalí ia adorar estar aqui agora. Se no século passado Salvador Dalí, Émile Zola, Andy Warhol, Woody Allen, Pablo Picasso entre outras personalidades já gostavam do hotel Le Meurice após a última reforma e a reabertura de 29 suítes acho que eles iam se mudar definitivamente para cá. 


Suíte renovada do Hotel Le Meurice 

As modernidades do século XXI se integram à elegância deste que foi o primeiro hotel a receber oficialmente o selo "Palace", uma distinção concedida pelo Ministério do Turismo a cinco estrelas de excelência.

A inspiração foi refazer as suítes como se fossem o Palácio de Versalhes nos dias de hoje. 


Decoração da suíte renovada do Hotel Le Meurice 

O decorador Charles Jouffre, do escritório Les Ateliers Jouffre, e os jovens designers de interiores Margaux Lally e Luc Berger, do estúdio Lally-Berger, deram novos ares com cores claras, muita luminosidade e charme. A Suíte Royale Belle Époque é o toque final de toda essa renovação.


Detalhes da Suíte Suite Royale Belle Étoile do Hotel Le Meurice 

“A ideia é permanecer fiel ao espírito francês do século XVIII com a modernidade e o conforto do século XXI”, explica Alexandra Chlopek, responsável pela imprensa, durante nossa visita às suítes. 


Banheiro da Suíte Suite Royale Belle Étoile do Hotel Le Meurice com vista

Delicados tecidos franceses, móveis clássicos e obras de arte mantêm a história do Le Meurice em fina sintonia com os tempos de hoje. Muita luz natural e vistas deslumbrantes de vários pontos turísticos da cidade, como Jardim des Tuilleries, Louvre, Invalides, Torre Eiffel.


Decoração da Suíte Suite Royale Belle Étoile do Hotel Le Meurice 

Na Suite Royale Belle Étoile você tem Paris a seus pés.

Este belíssimo apartamento tem um terraço com uma impressionante vista 360o graus, de onde seus privilegiados hóspedes podem apreciar, sentados no verdadeiro "jardim no céu", alguns de seus belos monumentos literalmente com a sensação de estar em casa. Se Salvador Dalí já gostava do Le Meurice naquela época imagina agora... 


Jornalista Adriana Reis e Alexandra Chlopek, assessora de imprensa do Le Meurice na Suite Royale Belle Étoile do hotel

Estas e outras novidades já estão de olho nas comemorações dos 200 anos do Hotel Le Meurice. Quando o assunto é estar na vanguarda, este ´palace’ coleciona inovações:

  • Foi o primeiro hotel em Paris a ter um banheiro em cada quarto. Sim, antes os banheiros eram fora das acomodações.
  • Em 1855 foi o escolhido pela Sua Majestade, a Rainha Vitória, durante a visita oficial à Paris
  • Em 1889 foi o primeiro hotel parisiense a ter telefone
  • Em 2011 foi o primeiro hotel a receber oficialmente o selo “Palace”, distinção concedida pelo Ministério do Turismo a cinco estrelas de excelência.

#DCMoments

Serviço - Restaurante Le Dalí - Hotel Le Meurice - 228, Rue De Rivoli 75001 Paris 

Para mais informações e reservas, clique aqui

Por Adriana Reis

Jornalistas estiveram no Le Dalí à convite da Dorchester Collection representada no Brasil pela Sahão Marketing & Consultoria. Eles viajam com patrocínio e apoio AvisTravel AceA Casa do Chip e Alitalia.

Crédito das fotos: Paulo Panayotis / Adriana Reis - © O Que Vi Pelo Mundo

02.04.2020