• 18 de April de 2024
  • LANGUAGE:
    • English
    • Español
    • France
    • Chinese
ONDE IR? COMO IR? O QUE FAZER? COMECE A VIAJAR AQUI...

O QUE É NOTÍCIA

Aix-en-Provence, Gordes e Lourmarin: três joias da Provence

Aix-en-Provence, Gordes e Lourmarin: três joias da Provence

Categoria: Geral

Quantas vezes você já ouviu falar de gente que foi para a Provence e se apaixonou? Que voltou falando maravilhas? Que não vê a hora de voltar? Pois você vai conhecer três cidades que simbolizam a Província, ou seja, a Provence francesa. Voltei há pouco tempo de Aix-en-Provence, Gordes e Lourmarin. Desta vez, visitei a região na primavera. Mas já estive por lá no verão, no outono e até mesmo no inverno. Creia: vale a pena seja lá qual for a época do ano. Claro que cada época tem suas características, suas belezas e particularidades. Na primavera, uma explosão de cores ocorre por toda a parte. No verão, a lavanda, símbolo da região, está plena, perfumada, linda! E no outono, as frutas e legumes são espetaculares.

Lavandas e Abadia de Senanque no verão
Não é à toa que os gregos, e depois os romanos, chamavam a Provence( ou província) de “o mercado de frutas e legumes e a dispensa da Europa
Onde ficam ? No sul da França, onde os invernos são menos rigorosos e a ocorrência de neve é mais difícil. Há voos diretos que partem do Brasil com destino a capital francesa, Paris. De lá, há varias opções. De avião, até a cidade portuária de Marselha e, de lá, de trem para grande variedade de cidades provençais. De trem(TGV), partindo da Gare de Lyon, em Paris, com rápida conexão em Lyon, seguindo direto para Marseille. Este é um trem de grande velocidade, que faz o percurso em apenas três horas. Ou de carro. Para mim, esta é a melhor opção para quem tem, ao menos, uma semana de férias. Alugue um carro no aeroporto Charles De Gaulle, em Paris, e bon Voyage!

Ruas floridas e tranquilas de Lourmarin
Aix-en-Provence, a cidade das cem fontes!
Linda, arrumada, dengosa e multicolorida, Aix, como é chamada pelos íntimos é uma cidade estudantil. Com 140 mil habitantes(na baixa temporada) abriga uma das maiores Universidades francesas, a Aix-Marseille. Dizem que um terço de sua população é de estudantes. Muito para ver e fazer. Fora as fontes, centenárias, uma visita ao Centro de arte Caumont Cézzane é obrigatória!

Jornalista Paulo Panayotis no centro de arte Caumont 
Aix, aliás, é a cidade adotada por Paul Cézanne. Imperdível o filme sobre a vida dele.
Paes com o brasão do Chateau Lacoste
Pães com o brasão do Château Lacoste

Outra dica é visitar o Château La Coste, um verdadeiro museu a céu aberto com exposições itinerantes dos melhores artistas de toda a Europa.

Escultura em espelho d`água do Chateau Lacoste
Fica a 15 quilômetros de Aix-en-Provence.

Museu da Lavanda com Citroen C2 de 1973
 
Gordes e sua citadela medieval

Cidadela de Gorges

Gordes é uma das mais lindas e impressionantes cidades que já conheci em minhas andanças por quase 60 países. Encarapitada em cima de uma colina rochosa a mais de 370 metros de altura, Gordes atrai turistas do mundo todo. Com hotéis para todos os bolsos – inclusive um Hotel Palácio – três dias são absolutamente necessários.

Ruelas de pedra centena´rias
É o tempo mínimo para percorrer as ruas íngremes desta cidade medieval e sentir a alma pulsante de Gordes. Em quase todos os cantos, a vista é cênica, espetacular. Fonte de inspiração para artistas, pintores e simples turistas, você vai se apaixonar pela cidade e pelo seu castelo renascentista. Por tudo isso, Gordes é considerada a jóia da Provence.
Lourmarin e seu castelo centenário

Castelo de Lourmarin, Provence, Franc¸a.
Situada entre dois vales, esta pequena cidade com cerca de 15 mil habitantes é cheia de vida o ano todo. Com uma infinidade de pequenos ateliers de artistas locais e estrangeiros, merece ao menos um dia inteiro para desvendar alguns de seus mistérios.

Aspecto de uma das salas do Castelo de Lourmarin
O escritor Albert Camus entre outros, nasceu, viveu e está enterrado em Lourmarin. Muitos restaurantes gastronômicos a preços excelentes e, claro, seu Castelo em torno do qual a cidade se desenvolveu, são obrigatórios nesta visita.
As três joias da Provence em detalhes em breve

Lavanda em flor no auge do verão
Na semana que vem, mais dicas, detalhes e curiosidades sobre Aix-en-Provence. E, em breve, um guia completo do que fazer, onde se hospedar e, claro, o que comer em Aix-en-Provence estará disponível lá no portal www.oquevipelomundo.com.br . Bon voyage et a tout a l’heure, ou, traduzindo: boa viagem e até já!

Jornalista Paulo Panayotis e o Castelo de Lourmarin na primavera
Fotos Paulo Panayotis/Adriana Reis
O jornalista esteve na região a convite do Escritório de Turismo da Provence e CC Hotels