• 24 de April de 2024
  • LANGUAGE:
    • English
    • Español
    • France
    • Chinese
ONDE IR? COMO IR? O QUE FAZER? COMECE A VIAJAR AQUI...

O QUE É NOTÍCIA

Chá da tarde em Londres: clássico ou moderno?

Chá da tarde em Londres: clássico ou moderno?

Por: Paulo Panayotis | São Paulo - Brasil Categoria: Gastronomia

Chá da tarde em Londres: clássico ou moderno?

Londres – Inglaterra - Ah, esses ingleses! Eles vivem se reinventando. O motivo pode até ser ganhar mais dinheiro, mas que eles são criativos, ah isso são! Tradição que é, vira e mexe vou conhecer mais um ‘afternoon tea’, ou, o centenário chá da tarde deles. E toda vez que volto a Londres, experimento um diferente. Na minha última viagem, fui conhecer dois dos mais badalados da capital inglesa: o tradicionalíssimo chá da tarde do Ritz e o badaladíssimo afternoon tea do Indigo no One Aldwich. Um é mais do que classudo e conhecido há muitos anos. O outro, acabou de entrar nesta disputa acirradíssima.

Vamos lá, primeiro o classudo #Ritz

É certo que no Ritz você vai experimentar uma fatia da mais pura tradição britânica! Funcionando desde 1906, o Ritz sempre foi considerado um dos mais luxuosos hotéis do Reino Unido e, claro, de todo o mundo. E seu chá da tarde não poderia ser diferente. “Ciao Mr. Paul” dispara o maitre Giandomênico Scanu, ao me ouvir dizer “gracie tanto” e saber que sou brasileiro. “Trabalho aqui há mais de 20 anos e os brasileiros são nossos clientes mais simpáticos” emenda ele com um inglês impecável com forte sotaque italiano, capisce? Verdade ou simpatia do italiano, ele explica rapidamente o ritual e parto para o festim. Abro os trabalhos com uma taça de champanhe rosé. Adoro!

Sabores clássicos com toques de modernidade


Delicados e deliciosos sanduíches de salmão, pepino, presunto, frango e maionese de ovos chegam fresquíssimos. Dito assim podem parecer simples, triviais. Nada disso. Cada um tem detalhes preciosos como ervas frescas, manteiga de limão siciliano ou mini agrião selvagem! Chique, não é? Mas mais do que chiques, deliciosos. Importante: pode repetir tudo. Em seguida é hora de se deliciar com docinhos que mais parecem joias recém esculpidas. Frutas frescas se mesclam com massa de amêndoas recheadas com delicados cremes de chocolate. De salivar!

Pequenas joias no sabor, textura e estética

Em seguida vem os tradicionalíssimos minis bolinhos chamados scones nas versões com e sem passas. Chegam mornos, acompanhados de clotted cream, uma espécie de creme, e geleia fresca de morangos. Divinos! Antes deles, porém, escolho um chá para acompanhar a festa. Meus preferidos são com tons cítricos, mas os ingleses preferem mesmo o “chá preto” simples. Questão de gosto, não é? Em média, o ritual todo dura cerca de duas horas. Adorei tudo, mas detalhe: o Ritz ainda é um dos únicos que exigem paletó e gravata para os homens e saia para as mulheres. Noblesse oblige, ou, a nobreza exige!

O maitre Giandomenico e seu sorriso italianíssimo!

E agora o genial #Indigo no One Aldwich!

Design contemporâneo e poucas mesas. Esse é um lugar para ver e ser visto. Moderno, transado, diferente. Essa é a melhor definição para este inovador e saboroso chá da tarde que vem fazendo grande sucesso em Londres.

Vinho quente com gelo seco e champanhe


No último outono, em 2018, o afternoon tea deles era inspirado no filme “A fantástica fábrica de chocolate”, com o genial Jonhy Deep. Também começo a tradição com uma taça de rosé. Champanhe, claro. Dali para frente posso descrever a comida e o serviço como “O fantástico chá da tarde do #Indigo no One Aldwich”. Tudo é uma grande, divertida e saborosa experiência sensorial e gustativa. Também chegam cinco tipos de pequenos sanduíches, mas todos subversivos no quesito tradição: o de salmão vem com sementes de papoula! O de peito de peru divide lugar com geleia de cranberry! O de queijo cheddar acompanha geleia de... bacon!

O fantástico chá da tarde do Indigo, no Hotel One Aldwich

Isso sem falar na quiche de cebolinhas caramelizadas com castanhas portuguesas e no wrapp com tortilha de abacate com pimentão assado! Genial hein? Calma. Vem mais e melhor: aterrissam ovos (na forma de ovos mesmo) de chocolate, cheesecake de baunilha e purê de tangerina! Leite de marzipã! Vinho quente com gelo seco! E o supra sumo do supra sumo: algodão doce de frutas vermelhas! Brinquei! Virei criança! Adorei! A seleção de chás e infusões é adorável, ao menos para mim: manga apimentada é minha pedida. Mas tem outros e esquisitos sabores! Fantástico. Genial. Divertidíssimo. Vou voltar. Até porque o cardápio deles muda a cada estação do ano. Agora, seja qual for seu estilo, uma coisa é certa: se não for tão chegado assim ao earl english tea, ou aquele chá que no Brasil conhecemos como chá preto, faça como eu: peça champanhe e divirta-se contando para os amigos que “amou” o “chá da tarde” inglês!

Garrafinha de leite de Marzipã

Fotos : Paulo Panayotis/Adriana Reis

Jornalistas Paulo Panayotis e Adriana Reis foram ao chá da tarde no The Ritz de Londres e do Indigo no One Aldwich a convite do Visit Britain, com seguro viagem Travel Ace e chip de internet Skillsim.

Jan 2019

GALERIA DE IMAGENS

CLIQUE PARA AMPLIAR AS IMAGENS