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Jornada do viajante: Pesquisa revela escolhas e hábitos do turista brasileiro

Jornada do viajante: Pesquisa revela escolhas e hábitos do turista brasileiro

Categoria: Eventos

Como é o seu planejamento de viagem? Quanto tempo você viaja? Como você viaja? Quais são suas principais escolhas antes e durante as viagens? Para responder essas e outras perguntas e assim traçar o comportamento e o perfil do turista brasileiro, o PayPal, a BigData Corp. e a Mind Miners apresentaram um estudo nesta terça-feira, dia 12, em São Paulo.O resultado impactante é que o mobile sai na frente. Cerca de 94% dos entrevistados buscam por informações de preços, passagens, hospedagens e destinos via smarphone.  O brasileiro está mesma cada vez mais conectado e a internet é, sem dúvida, a principal ferramenta de pesquisa de viagem.

Mais de 338 mil sites de Turismo

Opções não faltam. Dos 21 milhões de sites registrados no Brasil, mais de 338 mil são relacionados ao Turismo. Em 2016, esse número era de aproximadamente 65 mil. O crescimento expressivo revela o  novo perfil do viajante cada vez mais conectado e em busca de opções personalizadas, seja via celular, via desktop ou laptop e tablets. Embora representem hoje apenas 1,6% do total dos sites brasileiros os sites dedicados ao Turismo só tendem a crescer, segundo o presidente da BigDataCorp, Thoran Rodrigues.

Do total, 41% são sites e blogs de conteúdo, 20% são sites de hotéis, 2% de agências de viagens, 7% de vendas de passagens e 14% de sites corporativos. De todos os sites de Turismo, aproximadamente 19% efetuam algum tipo de transação de vendas eletrônicas (e-commerce). Os pequenos sites de turismo, com menos de dez mil acessos por mês, representam 94,49%. Sites médios, com até 500 visitas mensais somam 3,86%. O Portal O Que Vi Pelo Mundo está entre eles. E os sites grandes, acima de 500 mil acessos mensais, são apenas 1,65%.

De acordo com os dados coletados pela BigData Corp., aproximadamente 52,6% dos sites estão em São Paulo, 8,8% estão em Minas Gerais e 7,1%, no Rio de Janeiro.Para fazer a pesquisa, os entrevistados revelaram que 94% fazem via telefone celular, 82% via notebook ou desktop. Na hora de efetuar a compra, 64% dos viajantes fecham negócio on line sem intermediários. Cerca de 22% fecham on line depois de conversar pessoalmente com um vendedor e tirar as dúvidas. E 22% ainda preferem comprar em lojas físicas, com atendimento personalizado. “Mesmo moderno e cada vez mais assíduo da internet e do mobile, os viajantes ainda prezam pela segurança”, destaca o diretor de Desenvolvimento de Negócios da Paypal Brasil, Thiago Chueiri.

Passagem e Hospedagem 

Passagens e hospedagem são os itens mais procurados pelos internautas, seguidos de opções de gastronomia. Cerca de 53% dos viajantes procuram por passagens aéreas a partir de buscadores, como Google e Bing. Outros 41% buscam em sites de compra, como Decolar, Skyscanner, Kayak, enquanto 27% vão direto aos sites das companhias aéreas.

Um dado interessante é que aproximadamente 35% optam por pesquisar os preços diretamente em agências de viagens físicas. Já 64% afirmam procurar por hospedagem em buscadores. Outros 37% buscam em sites de compra, enquanto 13% vão direto aos sites dos hotéis. Aproximadamente 29% optam por pesquisar os preços diretamente em agências de viagens físicas. Se a busca for por hotéis no exterior, a pesquisa direto nas lojas físicas sobre para 32%.

De acordo com Adriele Lima, da Mind Miners, o fato do alto índice de pesquisa de viagem ser feita via buscadores não significa que o viajante não conhece a marcas. “Essa possibilidade de comparação demonstra a necessidade dos clientes de terem, a um clique, as informações mais importantes para eles”, explica ela.Já o diretor de Desenvolvimento de Negócios do Pay Pal Brasil, Thiago Chueiri, falou sobre como os consumidores de produtos e serviços de turismo refletem o movimento sem volta da migração da compra para o mobile.

Segundo a pesquisa, o viajante de hoje quer facilidade e segurança na hora de viajar.  Já os celulares se tornaram os melhores amigos dos turistas.Outro dado do estudo é que primeiro a pesquisa é feita em sites de busca, depois com amigos, familiares, mídia e influenciadores e por último nas agências de viagem. Thoran aposta na geração de conteúdo qualificado e relevância na hora de conquistar o viajante a fazer suas próprias escolha.


Equipe Mind Miners, BigData Corp. e Pay Pal

A pesquisa foi feita on line de 21 a 23 de maio de 2018, com 800 pessoas a partir de 18 anos, de diferentes classes sociais, gêneros e residentes de todas as regiões do País. Do total, 52% são da classe B, 35% da classe C e 12%, da classe A. As mulheres foram maioria com 55% das entrevistas e 45% de homens. Cerca de 50% dos entrevistados são da região Sudeste, 21% do Nordeste, 13% do Sul, 11% do Centro-Oeste e 5% do Norte.

Para quem ainda não conhece: a BigDataCorp captura e estrutura dados de 700 milhões de sites globalmente. Já o PayPal disponibiliza uma moderna plataforma de pagamentos digitais, atualmente ativa para mais de 237 milhões de usuários. A Mind Miners faz pesquisa digital em tempo real para ações de inteligência de mercado.

12.06.2018