• 24 de September de 2018
  • LANGUAGE:
    • English
    • Español
    • France
    • Chinese
ONDE IR? COMO IR? O QUE FAZER? COMECE A VIAJAR AQUI...

O QUE É NOTÍCIA

Você sabe onde fica a ponte suspensa mais alta da Europa ?

Você sabe onde fica a ponte suspensa mais alta da Europa ?

Por: Paulo Panayotis | São Paulo - Brasil Categoria: Geral

Engelberg – Suíça. Você tem medo de altura? Não importa! Garanto que não vai resistir na hora de conhecer a bela montanha Titlis, em Engelberg. Pode ser um passeio de um dia - bate e volta de Lucerna – ou pode ficar lá alguns dias para tirar tudo o que ela tem de bom. Mas não deixe de ir por vários motivos. O principal deles? Andar na ponte suspensa mais alta do mundo! Da estação ferroviária central de Lucerna saem trens de hora em hora para Engelberg, o vilarejo que fica na base da montanha Titlis. São, em média, 45 minutos de trajeto. Se estiver nevando muito quando você chegar, pode pegar o transporte gratuito disponibilizado pelas autoridades. Mas, se quiser um pouco mais de aventura, vá a pé mesmo: vale a pena!
1_transporte_gratuito_da_estação_de_trem_até_a_montanha_titlisjpg
Transporte gratuito da estação de trem até a montanha Titlis

No trajeto a pé, você terá a oportunidade de conhecer um autêntico vilarejo suíço em meio aos alpes! Depois, compre o ingresso para subir na montanha Titlis. Se é barato? Claro que não! Afinal, você está na Suíça! Mas quantas vezes pretende voltar? Então desembolse os 95 francos suíços (aproximadamente R$ 340,00 – valores de maio de 2018) por pessoa, e vá em frente. Ou melhor, vá para o alto.
2_teleférico_titlis_rotair_o_pioneiro
Teleférico Titlis Rotair o pioneiro

Dica: se você tiver o Swiss Pass, que dá direito a andar por todo o país de trem, você terá 50 por cento de desconto em cada bilhete. São três etapas de subida: primeiro  um teleférico menor,  em seguida um maior e, finalmente, um gigante e giratório! Isso mesmo, enquanto o bonde do teleférico sobe ele gira sobre seu próprio eixo. Visão 360 graus! É o Tiltis Rotair, o primeiro deste tipo em todo o mundo. Lá em cima, aos 3020 metros, uma vista estonteante espera por você!
3_nao_entre_em_panico_quando_algum_engracadinho_balancarjpg
Nao entre em pânico quando algum engraçadinho balançar a ponte

Uma vez no topo da Europa, faça o que bem entender: esquie , passeie a pé, vá tomar chocolate quente, ou vinho tinto, enfim, sem estresse! Mas duas coisas são obrigatórias: atravessar a Cliff Walk, a ponte suspensa mais alta da Europa e conhecer a Glacier Cave, ou gruta do gelo eterno. A ponte suspensa mais alta da europa tem apenas cem metros de comprimento por dois de largura mas, acredite, é inesquecível. Está a 3045 metros acima do nível do mar e, abaixo dela, tem um despenhadeiro de meio quilometro! Isso mesmo, 500 metros! Eu consegui olhar para baixo mas tem muita gente que não ousa! Prepare-se para quando um engraçadinho se balançar de um lado para o outro quando você estiver atravessando. Sim, acredite, isso vai acontecer! Ah, detalhe tecnológico: quase no meio da ponte, há máquinas fotográficas automáticas que tiram sua foto com aquela cara de pânico! As fotos podem ser compradas na saída mas não são obrigatórias. Compra quem quer. E, claro, a maioria quer!
4_milhares_de_anos_e_toneladas_de_gelojpg
Milhares de anos e toneladas de gelo

E se você acha que sentiu frio do lado de fora, em cima da ponte, vai sentir mais ainda dentro da gruta do gelo eterno, a Glacier Cave. Ela fica dentro de um Glaciar que acumula gelo ao longo de milênios. Abaixo da terra, a uma profundidade de cerca de 20 metros, você percorre uma trilha de aproximadamente 150 metros que está ali testemunhando a história. A entrada é gratuita, ou seja, faz parte do valor pago para subir na montanha Titlis.
5_pernas_para_que_te_querojpg
Pernas para que te quero


Finalmente, se ainda tiver pique e coragem, experimente o Ice Flyer, um teleférico aberto onde você fica com as perninhas penduradas sobre o ... nada!
É arrepiantemente sensacional! Imperdível. Detalhe: custo a parte de 12 francos suíços (cerca de R$ 44 reais – valores de maio de 2018).Se tem esqui? Claro. Mas isso tem em todo lugar, certo? De resto, relaxe e reveja mentalmente tudo o que fez ao longo do  dia descansando no restaurante Panorama. A dúvida será: vinho, cerveja ou chocolate quente? Enquanto decide olhe a sua volta: você está no coração dos alpes suíços!!!
6_jornalista_panayotis_na_ponte_suspensa_mais_alta_da_europajpg
Jornalista Panayotis na ponte suspensa mais alta da Europa

Fotos: Paulo Panayotis/Adriana Reis
Jornalista Paulo Panayotis viajou a convite do Escritório de Turismo de Lucerna e Engelberg representado no Brasil por Vanda Catão e com seguro viagem Travel Ace

GALERIA DE IMAGENS

CLIQUE PARA AMPLIAR AS IMAGENS