• 16 de December de 2017
  • LANGUAGE:
    • English
    • Español
    • France
    • Chinese
ONDE IR? COMO IR? O QUE FAZER? COMECE A VIAJAR AQUI...

O QUE É NOTÍCIA

Pela estrada a fora...

Pela estrada a fora...

Por: Paulo Panayotis | São Paulo - Brasil Categoria: Colunista

Pela estrada a fora...

Le Havre, França - Este artigo é somente para quem gosta de viajar. Mais. Viajar sem destino e sem amarras. Descer no aeroporto, pegar um carro e cair na estrada! Sempre gostei deste tipo de viagem. Mas tinha um problema: cretinice topográfica! É assim que chamo minha desorientação geoespacial. Era meu maior problema quando desembarcava em algum país e alugava um carro. Era! Depois que inventaram o GPS e seu irmão mais novo e moderno, o Waze, “ meus problemas se acabaram” diriam os humoristas do “Caceta & Planeta”.

Foi pensando nisso que desembarquei em Paris no início de novembro deste ano, peguei meu carro e segui para o noroeste da França em direção à cidade de Le Havre, na Alta Normandia. Melhor do que pegar seu próprio carro – sem depender de trens, ônibus ou aviões – é conseguir um up grade de categoria logo na chegada.

Havia um Citroën DS4 reservado para mim. Mas desde a chegada, a simpatia da atendente e, creio, um pouco de sorte, fizeram com que eu saísse do aeroporto Charles De Gaulle a bordo de um DS5!

Vai aqui uma pequena explicação. DS é a linha premium da marca Citroen. Assim como a Mercedes, a BMW e a Chevrolet, a Citroën também tem uma linha especial. E bota especial nisto.

Até Le Havre, pouco conhecida por nós, mas extremamente importante para os franceses, foram cerca de 200 quilômetros percorrendo belíssimas paisagens de outono. Quem já viajou de carro neste período pela Europa sabe do que estou falando.

Pela janela, passa uma incareditável paleta de cores e paisagens. Uma mais bonita que a outra. Para mim, a comodidade de alugar um carro soma-se à liberdade que isso proporciona. Acordar na hora em que tiver vontade. Colocar as malas no carro. Cair na estrada! Como deixei Paris em um sábado pela manhã, bem cedo, havia trânsito zero para sair da cidade.

Aproveitei para eternizar em minha retina uma “Cidade Luz” em seu momento mais calmo, mais tranquilo, acordando em pleno outono. Como em um filme, as imagens ainda passam pela minha mente. Adoro Paris. Mas tenho gostado muito de cidades menores. Um clima sem estresse, sem obrigação, sem “tem que fazer”, envolve cidades menores, como Le Havre. Além disso, estão fora dos roteiros comuns.

Foi isso que encontrei nesta cidade encantadora que guarda segredos brasileiros como um magnífico complexo arquitetônico projetado pelo mestre Oscar Niemeyer.

Uma cidade tombada patrimônio mundial pela UNESCO. Uma cidade calma mas com muito o que fazer! Fiquei fã! Leia aqui mais sobre Le Havre.

De lá, segui um pouco pela Normandia, conheci falésias incríveis na minúscula Étretat.

E me diverti a valer perdido – propositalmente – nas pequenas estradas desta região que produz a melhor manteiga e o queijo francês mais conhecido do mundo!

De fato alugar um carro em grandes metrópoles pode ser trabalhoso. Mas não abro mão da comodidade e da independência que tenho a bordo de um veículo alugado seja lá em que parte do mundo for!

“Adorei o carro, digo ao funcionário da Avis na hora de devolver o fantástico DS5... - Claro, responde o atencioso e irônico recepcionista... É o modelo de carro usado pelo presidente da República! Bien sûr!

O jornalista viajou de Paris a Le Havre com carro cedido pela Avis e seguro viagem Travel Ace .

GALERIA DE IMAGENS

CLIQUE PARA AMPLIAR AS IMAGENS