• 24 de September de 2018
  • LANGUAGE:
    • English
    • Español
    • France
    • Chinese
ONDE IR? COMO IR? O QUE FAZER? COMECE A VIAJAR AQUI...

O QUE É NOTÍCIA

Londres já é bom... com metrô de madrugada então!!!

Londres já é bom... com metrô de madrugada então!!!

Por: Paulo Panayotis | São Paulo - Brasil Categoria: Colunista

Londres já é bom... com metrô de madrugada então!!!

Seu carro chegou senhor! A voz, no celular, é em inglês mas com forte sotaque árabe. Ela me avisa que a minha “mini cab” acabou de chegar. O horário? Madrugada. Estou em Londres. Apesar da capital inglesa ter o metro mais antigo do mundo( fundado no século 19), o serviço para após a meia noite.
Desde sempre, os “black cabs”,  charmosos taxis negros de Londres, são caros.
De madrugada? Mais caros ainda. A solução eram os tais dos “mini cabs”, carros particulares transformados em meio de transporte. Uma espécie de “uber” pré celular. Cobrando metade do preço, viabilizavam a boemia inglesa. Mais: eram praticamente a única alternativa de madrugada, já que ônibus eram raros e o metro, como disse, fechava pouco após a meia noite.

O tempo verbal está correto: fechava!

A partir do dia 19 de agosto, a celebre tradição da “ultima pint” nos pubs ingleses deve ser revista! Explico. Por causa da guerra e da falta eterna de transporte de madrugada, ingleses e turistas sempre conviveram com sinos tocando nos pubs anunciando a ultima possibilidade de pedir uma cerveja(pint).
O mundo, meus caros, se moderniza.

E Londres, sempre na vanguarda, se moderniza ainda mais, se reinventa. Imagino as infindáveis discussões para determinar se o serviço de metro deveria ou não ser estendido após a madrugada e até que horário! Mas como nem tudo é perfeito, note você, baladeiro amigo, que o metro de Londres passa a funcionar 24 horas somente aos finais de semana!

Uma boquinha na madrugada

E como todo baladeiro que se preze, entre o final da balada e a ida para casa, nada melhor do que fazer uma “boquinha” prá matar a ressaca e garantir um “day after”(dia seguinte) minimamente digno!
Mais uma vez, os ingleses, pais do capitalismo moderno, se anteciparam e previram que, com o funcionamento ininterrupto do metro( carinhosamente conhecido como underground pelos londoners) haveria uma “ativação do comércio noturno”. Assim, hoje já é possível saborear quitutes dos mais diversos.


Feijão doce, bacon e muita energia!

Tente o Balans, que serve “Ovos Beneditinos da Alta Sociedade” acompanhados de Spritz balans(estação do metro Leicester Square- linhas Piccadilly/Northem; PIccadilly Circus – linha Piccadilly).
Precisa de um café da manha reforçado? Vá ao VQ(antigo Vingt-Quatre-24)  próximo ao metro Tottenham Court Road, na linha Northem).

Quer algo mais sofisticado, mais cool? Então a pedida certa é o The Breakfast Club,
no leste de Londres, na modernosa área de Canary Warf. Farto e inspirado nos anos 80, o lugar fica próximo a estação Canary Wharf, na linha Jubille!
O que? Quer mais dicas? Então vai lá no www.oquevipelomundo.com.br ou no site do Visit Britain www.visitbritain.com/br/pt-br .
Além das dicas dos horários de metro e suas linhas, vai encontrar ainda muitas dicas sobre o que fazer em Londres, onde se hospedar e, claro, onde badalar! Good luck! Boa sorte!
 
Estação Swiss Cottage, na Jubilee Line, norte de Londres. Saudades...