• 23 de July de 2018
  • LANGUAGE:
    • English
    • Español
    • France
    • Chinese
ONDE IR? COMO IR? O QUE FAZER? COMECE A VIAJAR AQUI...

O QUE É NOTÍCIA

Melhores destinos do mundo em 2015

Melhores destinos do mundo em 2015

Por: Paulo Panayotis | São Paulo - Brasil Categoria: Colunista

Melhores destinos do mundo em 2015
Há muito blá, blá, blá, pouca transparência e muita, muita publicidade no mundo do turismo. Por conta disto, o melhor hotel do mundo, o restaurante mais badalado, o destino imperdível são sempre questionados. Dependem de várias coisas: gosto pessoal, instante de vida do passageiro, investimento, mídia e assim vai. Nem sempre, portanto, o que se apresenta como o melhor dos melhores é confiável.
Desconfie sempre!
Apesar e por causa disso desconfiança é fundamental para concordar ou discordar desta ou daquela publicação. Discutíveis ou não, indicações deste ou daquele veículo sempre mexem com o mercado turístico. É o caso da publicação anual do site de turismo TripAdvisor.
Suas dicas de graça!
Hoje, muito mais comercial do que quando foi lançado, o portal tem ainda certa credibilidade pois, na maior parte das vezes seus resultados contam com a participação de um elemento fundamental: você! Isso mesmo, você, turista, que gasta seu rico dinheirinho andando pelo mundo e dividindo gratuitamente sua experiência.
Avaliações isentas?
São as chamadas “reviews”, ou, traduzindo para o português, as avaliações teoricamente isentas, dos viajantes. Como há mecanismos de resposta por parte de hotéis, restaurantes e atrações turísticas que se sentem injustiçados, teoricamente as avaliações são verdadeiras, legítimas.
Top destinations
Assim, para 2015, o portal de turismo mais conhecido do planeta, trouxe seu ranking de “Top destinations” - Melhores destinos indicados pelo viajantes. Fiquei feliz por já ter conhecido nove dos dez. Em primeiro lugar consta Marrakesh, no Marrocos, na África. Em segundo, Siem Reap, cidade perdida na selvas do Camboja, na Ásia. E em terceiro lugar, a capital econômica turca, Istambul, única cidade no mundo cujo território está parte na Europa, parte na Ásia.
Por que fiquei feliz?
Porque conheço as três. E posso avalizar. Valem a pena. Sim, são três dos melhores destinos turísticos que devem ser vistos pelo mundo. Não apenas pelos seus encantos e espetacular infraestrutura turística e cultural, mas pela boa relação custo-benefício da viagem.
Caras mas baratas!
A mais cara é Siem Reap, no Camboja. Não pelos hotéis ou restaurantes, mas pela distância para chegar a partir do Brasil. Você terá que fazer, no mínimo, uma escala, seja na Europa, na África ou na Ásia. Apesar disto, vale e muito a pena.  
Marrakesh, no Marrocos, também não tem voo direto. Mas como é bem mais perto, fica ainda mais barata. Estive lá há alguns anos. Ficou a sensação de “coisa boa”. Tenho certeza de que quero voltar. Tanto pelos preços dos hotéis e refeições, quanto pela diversidade cultural.  Isto sem falar na fantástica mistura árabe francesa. Se você não sabe, a colonização do Marrocos é francesa, portanto, charme e “savoir faire” não faltam por lá. Hoje está um pouco mais cara. Em compensação, se comparada ao nosso Nordeste, ainda é de graça! E a última é minha querida Istambul, metrópole econômica da Turquia e um dos destinos que recomendo veementemente a todos. Por partes. Primeiro: há voos diretos. Segundo: fora da alta temporada os preços são fantásticos para todos os bolsos. Terceiro, porque a diversidade cultural oferecida por esta cidade que está no “enclave” asiático-europeu é incomparável.
Já estive em Istambul mais de  dez vezes.
Volto outras dez! Aliás, os melhores destinos de 2014, também segundo os viajantes da TripAdvisor,  foram Istambul, Roma e Londres. Também estive em todos. Melhor ainda: todos estão lá no www.oquevipelomundo.com.br  com detalhes, muitas dicas e o melhor, em vídeos! Boa viagem! 
NOTA DO EDITOR : Artigo publicado no Portal InfoMoney, na Coluna Sua Viagem, Seu Investimento em 03 abril de 2015.

GALERIA DE IMAGENS

CLIQUE PARA AMPLIAR AS IMAGENS