• 27 de April de 2024
  • LANGUAGE:
    • English
    • Español
    • France
    • Chinese
ONDE IR? COMO IR? O QUE FAZER? COMECE A VIAJAR AQUI...

O QUE É NOTÍCIA

Conhece Bucareste? Considerada a “Paris do Leste Europeu?”

Conhece Bucareste? Considerada a “Paris do Leste Europeu?”

Por: Paulo Panayotis | São Paulo - Brasil Categoria: Colunista

Conhece Bucareste? Considerada a “Paris do Leste Europeu?”

Bucareste - Romênia / Leste Europeu.  “Tchê vorbecht?” Esta era uma frase comum na minha casa quando era criança. Significa algo como “o que você acha” e eu sempre ouvia meu avô paterno proferi-la quando falava com minha avó. Sim, isso mesmo, meus avós eram romenos que foram para a Grécia e, após a II Guerra Mundial, em busca de trabalho e uma vida mais digna, vieram para o Brasil. Assim, cresci ouvindo histórias e curiosidades sobre esse país distante que sempre povoou meu imaginário.

Marco zero da cidade de Bucareste, na Romênia

Emoção de desembarcar em Bucareste: capital romena
Eis que a vida de jornalista profissional especializado em turismo me trouxe à terra de meus antepassados. E que bom que assim foi. Chegar em Bucareste é extremamente fácil. Há voos diretos de toda a Europa e, com uma ou mais escalas, do Brasil. Meu voo partiu de Paris. A primeira surpresa é o aeroporto, moderno, sem deixar nada a desejar a outros aeroportos médios europeus. Optei por ficar em um hotel boutique bem próximo à área histórica da cidade, perto das embaixadas e consulados, onde tudo acontece há centenas de anos. Menos de um quilômetro das grandes atrações de Bucareste que, admito, são muitas e surpreendentes nesta cidade pouquíssimo conhecida pelos brasileiros.

Arquitetura Art Decô contrasta com prédios modernos

Segurança e restaurantes
Como bom paulistano, a primeira coisa que perguntei no check-in foi: “é seguro andar de noite por aqui?” E o simpático funcionário sorriu e cravou: “muito seguro senhor, por que não haveria de ser?” Deve ser porque estou perto das embaixadas, deduzi. Errado. Erradíssimo. É muito seguro andar por toda a capital da Romênia. Diria que, proporcionalmente, é mais seguro do que andar por alguns bairros de Paris ou Roma. Claro que há territórios menos seguros para turistas, mas são poucos. E a “deliçura” que são os restaurantes típicos? Mititei! Já ouviu falar neste prato? Cheguei no país querendo saborear este prato típico que sempre comi em casa, quando era criança. Trata-se de um tipo de churrasquinho de carne moída de porco ou cordeiro na brasa. Saboroso com temperos na medida. Maravilhoso! Você encontra por todos os lados, mas há os tradicionais. Tem que pesquisar.

Mititei, prato típico Romeno e de minha infância também

Cultura e história
Sabia que está em Bucareste o maior prédio público do mundo? Nem eu. Sabia que foi na Romênia que foi fundada a primeira petrolífera da Europa? Nem eu.

Primeira capital europeia iluminada por lamparinas a petróleo

Sabia que a lenda do conde Drácula é apenas isso? Uma lenda? Bem, essa eu sabia. No próximo artigo, conto tudo sobre os mistérios de ‘Dracul’ e seu castelo além de outros lugares surpreendentes que conheci na capital romena.

O espetacular Atheneum Romeno: aberto à visitacao pública e que ainda funciona para espetáculos e concertos

Entre outras experiências, terminei minha semana de ouro em Bucareste apreciando um maravilhoso concerto de música clássica no Atheneum Romeno, a espetacular casa de concertos de Bucareste. Erguido em 1888, com majestosas colunas dóricas e mármore de carrara, este prédio é, para mim, uma das mais lindas e funcionais obras arquitetônicas da Europa! Já naquela época, foi erguido em círculo. Desta forma, todos os 790 expectadores podem ter uma visão total e privilegiada do que acontece no palco. Um quarteto de cordas e piano tocando Mozart me emocionou. Inesquecível! Uma terra distante que estava no meu imaginário e se materializou de forma surpreendente. Quer saber mais? Então não perca no próximo artigo mais um pouco  sobre esta metrópole que, sem dúvida, merece o título de “Paris do Leste Europeu”.

Paulo Panayotis em frente ao gigantesco Parlamento Romeno

Créditos das fotos: Paulo Panayotis/Adriana Reis

Paulo Panayotis( ppanayotis@oquevipelomundo.com.br)  é jornalista profissional, ex-correspondente internacional de TV, escritor e viaja com apoio Avis.

GALERIA DE IMAGENS

CLIQUE PARA AMPLIAR AS IMAGENS