• 16 de September de 2019
  • LANGUAGE:
    • English
    • Español
    • France
    • Chinese
ONDE IR? COMO IR? O QUE FAZER? COMECE A VIAJAR AQUI...

O QUE É NOTÍCIA

Deu #Match -- 1a edição da Travel Matcher Business Opportunities

Deu #Match -- 1a edição da Travel Matcher Business Opportunities

Categoria: Eventos

Por Adriana Reis

Fortaleza – Ceará – Há uma sede por novos destinos turísticos no mundo e o Brasil se encaixa perfeitamente neste desejo. Afinal de contas são 27 "estados/países" reunidos num só, com um único idioma e, ao mesmo tempo, com atrações tão diversificadas.De olho neste potencial, mais de 75 empresas estrangeiras de produtos turísticos de 25 países vieram ao Nordeste para buscar novos negócios diretos com mais de 100 empresas nacionais de turismo. O cenário escolhido para isso foi Fortaleza, a capital do Ceará, na primeira edição da Travel Matcher Business Opportunities, nos dias 28 e 29 de maio.


Travel Matcher 2019 no Centro de Convenções de Fortaleza - Crédito: Paulo Panayotis

“Esta iniciativa nasceu do questionamento de como o empresariado do turismo pode fomentar de maneira concreta o setor independentemente do poder público”, explica Guillermo Alcorta, um dos idealizadores e fundador da Matcher. Segundo ele, o foco é a venda de produtos e serviços turísticos do Brasil para compradores internacionais. Ao colocar frente a frente sales e buyers a proposta é criar uma forma mais direta e eficaz de negócio.


Guillermo Alcorta - Idealizador e fundador da Travel Matcher 2019 no Centro de Convenções de Fortaleza - Crédito: Adriana Reis

“A Matcher nasce como uma facilitadora de negócios virtuais e presenciais”, segundo Jeanine Pires, ex-presidente da Embratur, diretora da Pires & Associados e outra fundadora do evento.


Jeanine Pires - Idealizadora e fundadora da Travel Matcher 2019 no Centro de Convenções de Fortaleza - Crédito: Adriana Reis

Discreta, Ana Maria Donato, CEO da Imaginadora, acredita que os compradores e os vendedores saem com boas perspectivas e os resultados positivos não devem demorar.


Ana Maria Donato - Idealizadora e fundadora da Travel Matcher 2019 no Centro de Convenções de Fortaleza - Crédito: Adriana Reis

A ideia foi unir experiência, credibilidade e expertise num formato profissional, fora do tradicional modelo das feiras tradicionais. Para começar uma plataforma on-line conecta os participantes em um ambiente de negócios virtual. É uma espécie de prateleira virtual para que as conexões durante o evento sejam ainda mais focadas. Esse modelo de negócios, amplamente usado no exterior, é um marco no turismo nacional.


Idealizadores e fundadores da Travel Matcher 2019 em Fortaleza - Crédito: Adriana Reis

Foram mais de 2400 reuniões de vinte minutos cada nas quais compradores puderem ter detalhes dos produtos turísticos brasileiros. Inglaterra, Argentina, Peru, Equador, Itália e países distantes, como Ucrânia, juntamente com jornalistas brasileiros e estrangeiros, estiveram presentes no Centro de Convenções. Divulgar, promover e mostrar o potencial do Brasil é um desafio permanente. O novo hub do grupo Air France-KLM em Fortaleza contribuiu para atrair novos turistas estrangeiros para o Brasil. “Estamos comemorando o primeiro ano do hub e os resultados superaram as expectativas”, anunciou o diretor geral do grupo para a América do Sul, Jean-Marc Pouchol.


Jean-Marc Pouchol - Diretor geral Air France-KLM para América Latina - Crédito: Adriana Reis

De maio de 2018 a maio de 2019, a operação conjunta Nordeste entre Gol, Air France e KLM transportou mais de 2,4 milhões de passageiros entre destinos domésticos e internacionais, em mais de 17 mil voos operados pela aliança. A expectativa é que até o próximo ano, as companhias aéreas francesa e holandesa tenham 28% mais voos e cerca de 30% mais assentos disponíveis.


Denis Ribeiro - Gerente Geral de Vendas e Paulo Lobão - Executivo de contas da Air France-KLM no evento - Crédito: Adriana Reis

De acordo com dados da Secretaria de Turismo de Fortaleza, nos últimos 12 meses, o Aeroporto da cidade registrou um aumento de 102% no número de turistas estrangeiros, que passou de 251.854 para 510.823 passageiros. A movimentação doméstica cresceu 16,6%, passando de 5,6 milhões para 6,6 milhões.


Jornalista Adriana Reis na cobertura da Travel Matcher 2019 - Crédito: Paulo Panayotis 

No que depender dos idealizadores da Travel Matcher Business Opportunities, este modelo de evento tem tudo para crescer em outras regiões do País. Mas por enquanto a segunda edição já tem destino certo. Será em Fortaleza nos dias 11 e 12 de maio de 2020. Os resultados da 1ª Travel Matcher Business Opportunities serão o termômetro para quem busca fechar negócios num evento focado e muito profissional.


José V. Neto - Nettour, Guillermo Alcorta, Panrotas, Murilo Pascoal, Beach Park, Jeanine Pires, Matcher, Daniela Almeida, Gol 

Opinião de Sales & Buyers

  • Sabemos das dificuldades do setor e queremos sempre ter um grande evento como esse em Fortaleza”. Murilo Pascoal - Beach Park 
     
  • “Acredito que a união da expertise e experiência num evento como esse é a chave do sucesso. É um grande momento da promoção turística e já esperamos a segunda edição, em 2019.” - José Vittorino Neto – Nettour
     
  • “Quando soube que haveria um evento neste modelo em Fortaleza, fora do eixo Sudeste, não tive dúvida de que o grupo Pestana tinha que estar presente. Já temos a intenção de estarmos presentes no ano que vem.” - Lisangela Pelegrino – Pestana
     
  • “Este modelo idealizado pelo Guillermo, a Jeanine e a Ana é o que falta no Brasil para mostrar o turismo como negócio. É um marco no modelo. Deseje já coloco a cidade, o estado e o Centro de Convenções para a realização da próxima edição.” - Arialdo Pinho – Secretário Turismo do Ceará
     
  • “O ambiente da Travel Matcher bem focado em negócios superou as minhas expectativas.” - Lia Coutinho – Lifestyle Hotels 

A jornalista Adriana Reis viajou a convite da Travel Matcher Business Opportunities.
31.05.2019