• 17 de November de 2017
  • LANGUAGE:
    • English
    • Español
    • France
    • Chinese
ONDE IR? COMO IR? O QUE FAZER? COMECE A VIAJAR AQUI...

MARRAKECH

image image

Desci no Aeroporto Internacional Menara em plena primavera, com temperaturas amenas, céu azul e sol, depois de um voo direto vindo de Londres. Informei ao taxista o nome no Riad que iria ficar e fui apreciando a paisagem pela janela do carro. Na entrada da medina, o motorista parou, informou o valor da corrida e disse que alguém do hotel viria me buscar. Minutos depois ainda atordoado, um jovem aparece, me ajuda com as malas e me pede para segui-lo pelas intermináveis ruelas. 
 
A certo momento achei que seria assaltado e ninguém me acharia naquele labirinto. Mas, minutos depois, o jovem bate numa porta minúscula e eis que surge à minha frente o simpático e aconchegantge Riad Júlia. O quarto, com decoração tipicamente marroquina não tinha televisão, telefone ou apetrechos tecnológicos, mas era repleto de hospitalidade e charme. Devidamente acomodado, o desafio agora era tentar me localizar e saber como conseguir voltar para o riad passando por dezenas de ruelas parecidas. Bastaria virar uma vez para uma direção errada e pronto eataria perdido. Na verdade, foi assim durante os dias que passei por lá.
 
Aos pés da região montanhosa do Alto Atlas, Marrakech foi, durante séculos, local de passagem de mercadores e camponeses. E a praça Jeema-el-Fna é até hoje o grande ponto de encontro. De dia, é uma praça ampla com movimento, mas ao final da tarde ela literalmente se transforma num exótico palco, que contagia locais, peregrinos e turistas. Encantadores de serpentes, curandeiros e vendedores de comida e uma profusão de cores, aromas e sabores invadem a praça e encantam o público. É só se deixar seduzir.
 
Mas valem duas dicas. Sempre fique de olho nos seus pertences. Batedores de carteiras também fazem parte da multidão e saia com o endereço do seu hotel ou riad porque à noite a volta para casa será uma verdadeira aventura pelas ruelas escuras. Fora isso, aproveite, experimente e mergulhe na cultura marroquina.
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
O QUE É IMPERDÍVEL
image
O QUE COMER E BEBER
image
ONDE FICAR
image
O QUE COMPRAR
image